Plus500

28.5.09

Notícias ou piadas?

Realmente há pouca coisa a ser aproveitada na leitura dos jornais. Não por culpa de seus autores ou editores, mas pelo fato de transparecer que vivemos no mundo da fantasia. Hoje, até mesmo o caderno de esportes nos prega cada peça. Futebol, Tênis, Fórmula-1, será que é tudo gerido por amadores? A parte de política então parece uma mistura de lixo com piadas, e descaso com a população.

Mas o propósito aqui é tratar de mercado... então vamos focar nas manchetes de economia, mesmo que envolvam também um pouco de política (antes fosse apenas a monetária). E o mundo ainda vive um período turbulento, onde o crédito, por mais que apresente alguns sinais de recuperação, ainda está escasso. E o dolar cada vez valendo menos!

Pois bem, o Hugo Chavez, populista e nacionalista, o mesmo que andou estatizando empresas estrangeiras na base da canetada, se faz de amigo do Brasil (na verdade da turma de Brasília) e, com a perda de prestígio internacional e queda na arrecadação com o petróleo, vem pedir empréstimos ao BNDES... o caloteiro-mor merece ser atendido? Faz jus à confiança que solicita?

A inadimplência nas operações de crédito no Brasil continua crescendo, e voltou ao nível do ano 2000. Os atrasos nos pagamentos que superam 90 dias estão em 5,2%, com este avanço sendo puxado pelo calote de empresas. E o governo prepara mais um ato de bondade em ano pré-eleitoral, destinando mais dinheiro para as obras do PAC, além de criar um projeto de lei para dar bônus aos servidores que cumprirem suas meta. Então vão premiar quem fizer sua obrigação?

E a CPI da Petrobras? Dos 11 senadores ecolhidos para participar da comissão, 8 estão respondendo a processos criminais no STF, ou receberam doações de campanha de empresas ligadas à estatal... melhor mudar a sigla para CPI-V: Comissão Para Inglês Ver...

Assim está o país com essa turma que tomou conta do Planalto! E eles ainda querem um 3º mandato... não desistem!

Mas a bolsa... ora, puxa na frente ou vai atrás, estará sempre na toada do que acontece em Nova Iorque. Engana-se quem acha que a China pode resolver sozinha os problemas da crise. Ela compra matérias-primas (e briga pela redução de seus preços), produz barato com a exploração semi-escrava de sua mão-de-obra, mas vai vender o produto final para quem?

Chegaram a falar em downgrade no rating dos EUA. Quem vai assumir este ônus? Quanta grana vai rolar para não mexerem nisso, e qual é a reputação das agências que sacramentam a decisão?

O mundo não é uma piada. Se fosse, seria de extremo mau gosto!


Abs ^v^

2 comentários:

De Marco disse...

muito bom post!

quem paga a conta somos sempre nós, que bom que a bolsa tá ajudando para esta finalidade!

abraços e bom trabalho!

Seagull disse...

Valeu De Marco!

Participa mais com a gente lá no fórum!

Vc vai agregar muito aos debates!

Abs ^v^