Plus500

9.6.09

Estamos em recessão... técnica.

Com a divulgação da queda de 0,8% do PIB na relação com o trimestre anterior, o Brasil entrou em recessão técnica. Foram dois períodos seguidos de retração. E o resultados veio melhor do que as expectativas.

Aquela famosa história das duas notícias, uma boa e outra ruim.

Primeiro a boa: os economistas erraram suas estimativas no tamanho da queda no PIB para mais.

A ruim é que, mesmo assim, estamos em recessão técnica. A economia está encolhendo...

Os investimentos, a produção industrial e o setor agropecuário tiveram queda, mas o consumo das famílias (responsável por 2/3 do PIB) e os gastos do governo aumentaram - isto que é uma "máquina"!

As exportações tiveram queda menor que as importações, o que garantiu o superávit na balança comercial, e os serviços também tiveram uma pequena expansão.

Mas isso é passado... o que importa é daqui para frente. O ritmo do crescimento já está sendo retomado, novos postos de emprego foram criados, e comparando com outros países fomos mesmo pouco afetados pela crise da "marolinha" (sic).

E o IPI menor para compra de carros não deve ser prorrogado (deveria ser definitivo), porque o governo precisa arrecadar verba para a sucessão. Afinal já houve uma renúncia considerável em tributos (exorbitantes) e a campanha eleitoral está no ar. Vai que a Dilma não engrena, já imaginaram quanto vão precisar gastar para aprovarem um terceiro mandato?

E hoje começa o Copom... o mercado deve ficar meio de lado, e amanhã - se WS não estragar o script - cortam, mais 1% (ou 0,75%?) na Selic, e quando todos acharem que a bolsa vai para cima pelos juros menores...

Eu hein, não tenho dom para Mãe Dinah. Ou seria Tia Dilmá?

Abs ^v^

Nenhum comentário: