Plus500

16.6.09

A Estratégia de Investimentos

Agora a melhor postura a adotar em relação aos investimentos é ser conservador.

Não é à tôa que o nome do blog é Seagull Trading... e esta pode ser considerada até uma filosofia operacional.


Mais do que nunca, podemos aplicar a estratégia da "gaivota" para se alimentar: ficar planando sobre o mar (mercado), aguardando os momentos certos para dar o mergulho (entrar - seja na Compra ou Venda), e beliscar o peixe de cada dia.

Já experimentamos uma forte valorização desde o fundo nos 30k. O Ibovespa recuperou mais de 50% da queda, chegando à projeção do pivot - que ainda levou alguns violinos. Chegamos a um ponto onde a bolsa vem patinando, e o lucro desta pernada não deve ser negligenciado.

A economia mundial continua com problemas, apesar de alguns sinais de melhora. Entretanto, mesmo que o cenário tenha "parado de piorar", ainda está longe de ficar bom.

O mais sensato neste momento é apropriar parte destes ganhos auferidos no período, e manter baixa exposição em RV, preferencialmente posicionado em papéis defensivos, em ações de empresas com bom histórico no pagamento de dividendos. Não mais do que 20% do patrimônio total, ajustando o timeframe para operações de mais curto prazo, sempre objetivando baixar os custos de aquisição na medida do possível. Se a bolsa voltar a subir, no mínimo, estaremos capitalizados para novas entradas.

Apesar dos juros continuarem em queda, dentro do contexto mundial, os ganhos reais ainda são consideráveis, e embutem pouco risco. Até credor do FMI o Brasil passou a ser. Não deixa de ser uma forma de diversificar as aplicações de nossas reservas cambiais. Um título que remunere acima de 100% do CDI, pode oferecer ganhos reais na casa de 5% ao ano.

Distribuir os ovos em vários cestos sempre foi uma decisão sábia. Nem que seja para pegar um pouco de cada lote na hora de fazer o seu omelete! ;-)

O que importa é a valorização final de todo o patrimônio. E que ele continue sempre crescendo!

Abs ^v^

Monitor Investimentos

Nenhum comentário: