Plus500

13.6.09

Juros de um dígito

Dividido, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central surpreendeu nesta quarta-feira ao manter o ritmo de corte dos juros básicos da economia em um ponto percentual. Com a decisão, a taxa Selic caiu de 10,25% para 9,25% ao ano. Esse foi o quarto corte consecutivo dos juros.

A redução de um ponto percentual nos juros realizada nesta quarta foi igual ao recuo feito em abril. Entretanto, foi mais baixa do que o corte de 1,5 ponto percentual realizado em março de 2009 - no que foi a maior diminuição desde dezembro de 2003.



Juros em um dígito

Com a decisão desta quarta, os juros básicos da economia, que servem de referência para o sistema financeiro, caíram - pela primeira vez na série histórica do Copom, que teve início em 1996 - para um dígito (jargão financeiro), ou seja, para abaixo de 10% ao ano. O patamar de 9,25% ao ano também é o menor da série desde a criação do Comitê de Política Monetária.

O corte não influenciou, entretanto, a posição do Brasil no ranking de juros reais - que são calculados após o abatimento da expectativa futura de inflação. O país segue na terceira colocação, com juros reais de 4,9% ao ano, atrás da China (6,9% ao ano) e da Hungria (5,9% ao ano). O Brasil liderava o ranking até o fim de abril, quando os juros caíram para 10,25% ao ano.

Com informações de O Globo

Nenhum comentário: