Plus500

22.6.09

Proteção contra quedas

Como ninguém sabe se a tendência virou, está corrigindo (saudavelmente?), o movimento de hoje é mero efeito da volatilidade, ou qualquer das opções de apelidos que o Sardinha e Poly descreveram para os dias de baixa, sempre vale uma reflexão, já bastante comentada aqui:

Lucro só existe no bolso, deixar de apropriar ganhos por ganância não é uma coisa racional.

E mais, eu nunca procuro acertar os limites, estes nos acham, e não precisamos nos preocupar em acertá-los nas máximas ou mínimas.... topos e fundos costumam se desenhar com alguma antecedência, oferecendo chances e tempo hábil para bem definir as estratégias e ajustar posições.

Continuo preferindo operar por faixas, estabeleço minhas balizas e executo o que foi planejado. Pouco me importa se um analista famoso, economista renomado, ou grafista amador, projetam a bolsa nos 100 mil pontos, ou anunciam que ela vai fazer um novo fundo mais baixo, para depois trazer aquela leitura maravilhosa pelo retrovisor... esquecendo os erros, recordando os acertos, e ninguém sabe se estão de fato operando. A impressão é que nunca perdem! Mas se não arriscam também não ganham. Apenas simulam, iludem e se enganam. Só tem esperto no mercado!

Continuo afirmando que a melhor defesa sempre foi realizar os ganhos, vender os papéis nas altas e aguardar um momento oportuno para reentradas. Lançamento coberto de opções protege apenas parcialmente a carteira (mesmo assim , só em Petr, Vale e Tnlp), pois muitas vezes a desvalorização do ativo é maior do que o prêmio embolsado. Existe o recurso das rolagens, mas ficar tomando decisões com base no gráfico de derivativos por mais de um dia não vai funcionar. Quem quer manter a posição e compensar as perdas, então é melhor aprender a trabalhar nas 2 pontas.

Mas se é a bolsa cair de verdade, antes das opções, futuros ou minicontratos, o melhor ainda é zerar.

Cada um que cuide de seus trades, faça gestão do capital, controle o risco, e administre bem o patrimônio.

Abs ^v^


Fórum Monitor Financeiro

Nenhum comentário: