Plus500

12.3.10

Marolinha

Então o resultado do PIB ficou negativo em 2009... eu acreditava desde o início da crise que ficar no 0x0 seria lucro.

Parece que ter encarado a crise como apenas uma marolinha foi sério erro de avaliação. Um belo registro para ficar no histórico do governo Lula, a primeira recessão desde 1992... quando o Collor entrou no lugar do Sarney - o mesmo que hoje comanda e loteou o Senado, e será novamente o eventual sucessor do presidente em caso de afastamento deste.

Mas resultados passados ficaram para trás. Os números do último trimestre já indicam uma boa retomada do crescimento. Resta saber se a economia mundial vai continuar dentro da perspectiva atual. Como as coisas mudam, a verdade de agora pode não ser a mesma amanhã... o que estamos vendo no Chile é que depois do terremoto devastador, vários outros abalos secundários continuam ocorrendo na região. E o alerta de tsunami está sendo acionado a cada nova sacudida.

O cenário hoje é outro... as notícias bem mais favoráveis, mas tudo pode mudar, dentro deste contexto globalizado. O Brasil está melhor preparado, o incentivo ao consumo - através dos estímulos fiscais - fez com que o mercado interno compensasse a queda nas transações comerciais, embora a poupança tenha ficado penalizada e o nível de endividamento da população bastante elevado.

Se tudo correr bem daqui para frente, a queda do PIB está assimilada... caso a situação piore na Europa, EUA e/ou China, teremos mais dificuldades, principalmente se o Meirelles deixar o BC, e a política monetária ficar nas mãos da "ala" desenvolvimentista, totalmente focada nas eleições deste ano.

Abs ^v^

Nenhum comentário: