Plus500

16.3.10

Sobre os Royalties do petróleo

Essa discussão não faz o menor sentido... coisa de políticos... e palanques! O marco é do petróleo (que já existe) e não apenas para o pré-sal (ainda um projeto). Hoje temos um modelo em que os estados produtores são beneficiados.

Acho que, quando houver mais o que distribuir, que seja feito de forma justa, sem necessariamente, tirar aquilo que cada estado já tem direito. Agora, supostamente, querer igualdade para todos, tornaria o rateio desproporcional, e abriria brechas para má aplicação dos recursos. Pior ainda se seguirem essa emenda "Ibsen" que adota critérios dos fundos de participação dos Estados e Municípios, onde o principal produtor receberia menos do que os outros, aumentando ainda mais a distorção. Muitos interesses ocultos estão em jogo.

Nosso povo é ignorante e acomodado, vai cair nesta estória de que as Olimpíadas ficam inviáveis sem a verba... e as escolas, hospitais e segurança pública que cada estado precisa?

A riqueza é do país, mas o objetivo desta celeuma é mais político (e eleitoreiro) do que uma questão de finanças. O governo está muito mais para populista do que voltado ao social. Tudo parece marketing de campanha, e o dinheiro mesmo a gente sabe para onde eles querem levar...

Nenhum comentário: