Plus500

19.4.07

Tem fundo para o risco?

Com minha conexão de internet finalmente restabelecida, estou agora ficando informado dos últimos acontecimentos do mercado. E não dá para deixar de destacar a nova marca histórica do risco-país:

O risco Brasil voltou a cair nesta quinta-feira e repetiu o sua mínima histórica para o meio do dia. O índice, medido pelo banco internacional JP Morgan Chase, chegou pela primeira vez aos 150 pontos. A queda de 4,5% na bolsa chinesa, que afetou os mercados financeiros asiáticos e europeus, não afetou a trajetória de queda do indicador de risco.

Como funciona esta medição

Para medir o risco-país, o JP Morgan acompanha uma série de indicadores econômicos e sociais dos países emergentes, tais como déficit fiscal, crescimento da economia, solidez das instituições, entre outros. Para padronizar a informação, foi criada uma pontuação.

Os títulos do tesouro dos EUA, considerados os mais seguros do mundo pelo mercado financeiro, foram adotados como referência para “risco zero”: cada 100 pontos no risco representam 1 ponto percentual que os títulos de determinado país deveriam render a mais que o dos EUA para valer a pena par ao investidor comprá-los.

Com informações do Portal de notícias G1

Nenhum comentário: