Plus500

15.4.09

Clube Monitor Investimentos em Ações


Eu ontem almocei com a turma da Cruzeiro, e conversamos, entre outras coisas, sobre montarmos clubes de investimento. Sou receptivo à proposta, estabelecer uma gestão compartihada, onde os membros possam sugerir estudos para compra de ativos.


Minha dúvida é se lançaríamos apenas um "Clube Monitor Investimentos em Ações" com uma composição de carteira basicamente de segunda linha (100% ações), ou fazemos logo dois, focando no outro o percentual mínimo de 67% em ativos de Vale, Petr e Tnlp - para enquadrar como RV (imposto de 15% sobre o lucro) - lançando opções ITM/ATM mensalmente para obter uma taxa superior ao CDI. Ou até, inicialmente, com uma estratégia mista. Tudo dependeria das adesões, mas com uma cota acessível (R$ 100) acho que não seria muito dificil captar interessados.

Mas sendo uma coisa transparente, ninguém é obrigado a entrar e pode sair a qualquer hora. Sendo uma proposta aberta à participação de todos, claro que haveria um conselho para decidir, porque senão fica dificil chegar a um consenso para executar a movimentação. A administração tem que ficar com o banco, isso não há como ser diferente, mas só não cobrarmos performance do ganho já não tira rentabilidade do resultado final.

Uma devolução é fácil de conseguir, mas temos que avaliar se, dependendo do volume, não compensa pagar taxa fixa por ordem. Se formos girar muito, de forma diluída, é melhor que seja pela tabela mesmo.

Tudo tem que ser mesmo bem planejado, porque de nada adianta abrirmos um clube - onde basicamente as posições serão compradas - e o mercado voltar a cair. Não há técnica de investimento conservadora que resista a uma possível "onda C" mantendo performance positiva em uma contra tendência.

Vamos elaborando a idéia... quem sabe pode ser útil para nos ajudar a enriquecer! Resultados consistentes ao longo do tempo será nosso maior objetivo!

Enquanto isso vamos trocando opinões aqui e no Fórum do Monitor

Abs ^v^

2 comentários:

Older disse...

100,00 considero muito pouco, podemos pensar como investimento mínimo 1.000,00 para o clube Small Caps e 5.000,00 para o clube Taxa - além de um compromisso de se resgatar somente a partir do 3º mes após a aplicação inicial, sempre mantendo o valor mínimo no clube. A retirada integral implicaria em nova carência caso haja nova aplicação.
Isto reduziria a rotatividade e permitiria ao clube uma melhor organização financeira.

Seagull disse...

Isso Older,

Eu falei em cotas de 100 reais, mas vamos estabelecer um número mínimo de cotas por participante, 10, 20 ou 50.

Um valor mais baixo fica fácil de contabilizar as movimentações.

E partindo de um número baixo teremos uma boa noção da performance com a valorização das cotas.

Valeu pela pronta adesão e apoio a ideia.

Estamos juntos nessa!

Depois se mais pessoas quiserem montar outros clubes exclusivos para seus grupos de trabalho ou familiares o caminho já estará aberto.

O importante é darmos o start up na idéia e obtermos uma boa rentabilidade. Se o mercado ajudar melhor ainda, caso outra correção aconteça, aí sim que teremos que explorar toda nossa técnica para ganhar nas baixas.

Afinal a bolsa não sobe para sempre...

Abs ^v^