Plus500

9.4.09

O mercado segue indo bem


É Páscoa, olhem como o coelhinho está feliz!!! Se não há quem acredite "nele", em Papai Noel, no Saci Pererê, duendes, bruxas, ao menos estes sabem que o mercado continua soberano. Ele vai para onde quiser e não há lugar para mágicas!



Não fossem as interferências políticas...

Manchete principal no jornal O Globo de hoje.

"Novo presidente do BB terá de baixar os juros por contrato"

Em uma economia de mercado isto é um precedente muito perigoso.

Fomentar o desenvolvimento não é função do BNDES? E política monetária não é atributo do BC?

Fico imaginando como devem se sentir os técnicos, profissionais gabaritados, ao serem "atropelados" dessa forma.

Foram diversas mensagens no Fórum do Monitor, com destaque para a pertinente colocação do Uncle, de que o BB vinha tendo lucros crescentes - por que isto estaria incomodando tanto? - e qual é o sentido de ter ações negociadas em bolsa? E os fundos de pensão como é que ficam?

Uma coisa muito séria : Que se cuide o Gabriellli... e a Petrobras!

Já pensaram em uma notícia como essa:

Governo baixa preço da gasolina por decreto!

Pois é... a justificativa seria ainda pior: empresa estatal não é para dar lucro, se ajudar na perpetuação do poder já está de bom tamanho. O povo (os eleitores deles) é o que importa. Acionista minoritário é um mero detalhe.

Mas aí eu cito o comentário do Raul Marinho no Blog do Crédito:

O problema é que há indícios de que essa história de presidente demitido por causa de spreads pode ser apenas cortina de fumaça encobrindo problemas bem mais graves. Ouvi na CBN hoje de manhã que o verdadeiro motivo da demissão do Lima Neto foi a compra do Banco Votorantim... Aí não é o caso de uma decisão estratégica do Estado, eventualmente ruim para o minoritário, mas de uma ação propositalmente danosa para o Banco em benefício de um grupo econômico, o que é gravíssimo.

E muito dificíl quando focamos os debates em mercado, gestão e decisões estratégicas, de uma empresa pública - porém de capital aberto (portanto, mista) - separar a economia da política. Ainda mais quando envolve política monetária.

Bom feriado a todos !

Abs ^v^

Nenhum comentário: