Plus500

14.5.09

Empesas mistas com controle do governo...

E gestão em benefício próprio: as eleições. Quero distância!

O BB não foi feito para dar lucro, mas votos. Negócio é baixar o spread por mandato. Dar crédito a quem não oferece garantias e sentir o aumento na inadimplência. Como isso, eleva-se a quantia para provisionar devedores duvidosos...

A Petro, do Brasil, não paga os impostos que deve à Receita... imagina a consideração que denota pelos minoritários.

Na Eletrobrás... só estão de olho nos cargos para gerir os polpudos fundos de pensão.

Não fazem nem questão de esconder o cunho populista das "jogadas". O povo (a maioria de seus eleitores) é ignorante mesmo. Essa da poupança foi fatal. Ao invés de educar, e explicar, que mesmo pagando menos, o ganho do país seria maior, não querem correr o risco do desgaste político. Toma logo o peixe, meu filho...

Preferem perder arrecadação com a renúncia fiscal (o que será compensado pelo menor custo na rolagem da dívida) do que mexerem em uma coisa que vem do tempo do Império. Mais de 100 anos depois ainda acresceram aos 6% anuais a correção pela ORTN - bons tempos das cambiais que enriqueceram muita gente.

Vivíamos em um cenário de inflação absurda quando começaram a fazer planos economicos (de más lembranças). Houve época em que o overnight era mandatório, porque o dinheiro depreciava mais de 50% ao mes. Agora a inflação está sob controle - muitos paises desenvolvidos sofrem com o risco de deflação, o mundo inteiro vem baixando seus juros, e nós, passos atrás, ficamos amarrados pela rendimento da caderneta de poupança.

Duas coisas são certas: os juros vão mesmo ter que cair mais, e a turma do planalto não vai medir esforços para explorar a máquina até 2010. Advinha quem vai pagar a conta?


Fórum Monitor Financeiro

3 comentários:

Anônimo disse...

Então... VENDE !
Sds

Unknown disse...

Grande Marcio,

A Política com "P" maiúsculo deixou de mexer com o mercado (do contrário o Mensação teria quebrado o país), mas a "p"oliticagem continua a mexer com as finanças do Estado, das empresas e dos cidadãos.

Pouca vergonha é apelido. E nosso Congresso? Tudo isso prova que este país é muito forte, por que o que ele aguenta de desaforo é uma grandeza!

Quanto aos juros do BB, a Veja de hoje traz uma notinha dizendo que os juros do bancão estatal subiram após a troca de presidente. A fonte seria o BC. Dá para entender? Dá para acreditar?

A única coisa que eu garanto é que determinar a taxa média de qualquer coisa referente a juros bancários é coisa complicada. As estatística podem transformar leão em gatinho, e vice-versa.

Abraços, F.

Seagull disse...

Fernando...

O pior é ouvir que instaurar a CPI constitui um ato anti-patriótico!

Nada como se posicionar para falar de dentro do poder.

Há alguns anos atrás seria um ato extremamente PTriótico!!!rs

Coisas de quem tem o controle da máquina e sua oposição...

Abs ^v^