Plus500

6.4.09

Minha visão do atual movimento

Vejo muitos na expectativa da continuidade da alta do mercado (inclusive eu rsrs) mas, será q o mercado rompe mesmo ?

Digo isso pelo fato de ver diversos papéis em região de topos anteriores, sem rompe-los, ou seja, enquanto o índice, que tende a refletir a opinião geral do mercado fez uma nova máxima, os principais papéis (leiam PETR, VALE, CSNA, USIM, GGBR, BBDC, ITAU) não ultrapassaram suas máximas do ano, e alguns destes sequer se aproximaram da mesma.

Eu acredito em movimentos consistentes, seja qual for o lado, quando os principais cavalos puxam a carruagem na mesma direção.O que me parece é que, este ultimo movimento foi mais um ajuste do mercado em papéis que estavam muito sobre vendidos como: Setor de Construção e papel e celulose, e o elétrico que estava estagnado.

Agora se notarmos uma puxada dos principais papéis ai sim, boto maior fé no movimento, mas por hora, vejo muitos papéis mais para desenhar retângulos que outra coisa.

Outra coisa que chama atenção é o fato de alguns "micos" ou papéis muito especulativos começarem a despontar, típico sinal que as blue chips estão "esticadas" na visão da maioria, e esta busca remuneração em ativos que "ainda não foram".

Lembram de 2004,2005,2006? Micos em alta era sinal de topo das blues... Pode ser que eu esteja errado, mas o sinal que captei do mercado foi este.

Abraços
TR3 Invest

3 comentários:

Gui Rodrigues disse...

Eu vou fazer uma pergunta estilo maternal. Eu sei que é boba, mas vou fazer mesmo assim: tem alguma técnica pra posicionar a Ordem de Compra?

Por exemplo, é melhor comprar um ação exatamente pelo preço que estão dispostos a vender ou o melhor é posicionar a ordem abaixo da média e esperar o mercado "fisgar" a ordem?

Hummm... E já que eu estou por aqui, queria pedir um MEGA favor: alguém me explica se as estratégias que imitam o estilo Graham funcionam? Eu entro no www.fundamentus.com.br, escolho umas empresas e acho que descobri o caminho pra riqueza, mas não pode ser simples assim...

Parece muito coerente montar uma carteira com empresas de baixo p/l e esperar valorizar... mas deve haver alguma pegadinha, alguém se dispõe a me explicar?

Grande abraço!

Guinblatt

Seagull disse...

Musta,

Achei sua leitura do mercado muito pertinente. Também questiono o fato dos carros-chefes do mercado estarem "patinando" justamente na hora que o índice mais precisa deles para confirmar o rompimeto do caixote.

Isto é uma grande demonstração da maturidade e expertise que os anos trouxeram a voce como trader e grande estudioso das técnicas de mercado. Podemos estar certos ou não em nossas avaliações, mas sabemos que o importante será aquilo que fizermos com base nisso. E mais ainda o fato de possuirmos o dom da humildade para reconhecer rápido se estivermos errados para mudar o nosso posicionamento.

O momento é mesmo de extrema cautela.

Tenho sentido sua ausência lá no fórum para trocarmos idéias, e imagino que ande bastante ocupado, pois sempre mantenho um acompanhamento aos blogs e percebi que vc vem mesmo participando pouco.

Enfim, quando sobrar um tempo aparece lá no Monitor. Tenho considerado a possibilidade de fazer mudanças na estrutura, e sua opinião - como parceiro e conhecedor da proposta original desde a primeira hora - é muito importante e bem-vinda.

Abs ^v^

Seagull disse...

Gui,

suas perguntas não são tão elementares quanto vc mesmo acredita.

NMHO, não existe uma regra. EU, Marcio, prefiro - quando quero realmente fechar um negócio - tomar o lote do vendedor ou enfiar a quantidade de ações que pretendo vender direto na oferta do comprador.

Mas tudo depende do mercado.

Tem um axioma que diz para não mendigarmos trocados. Que por causa de uns centavos podemos deixar de ganhar milhões.

Portanto devemos ficar de olho e ao lado da tendência. Se o mercado estiver subindo e vc ficar esperando alguém te vender, pode ser que sua ordem nunca seja atendida...

Sobre os príncipios de Ben Grahan, Waren Buffet, Damodaran, o value investing, eles foram muito bem aplicados nos EUA durante o ciclo bull do mercado.

Hoje, depois de tantas quedas, muitos que decidiram com base nisso, também devem ter amargado perdas. Mas o cacife deles é incomparavelmente maior.

Em se tratando de Brasil, nosssa valuation - e o sucesso de aplicações do tipo, funcionam muito mais à base da informação (geralmente privilegiada) por parte de uns poucos do que propriamente apenas pela técnica ou fundamentos das empresas,

Não se iluda!

Abs ^v^