Plus500

30.5.07

Apesar do efeito China...

o ind fut já retornou + de 800 pontos de sua minima até o momento...

Vale positiva, tnlp zerada...

Vamos ver apos as 15h e principalmente o fechamento, que nos dirá se essa repercussão na China foi apenas um fato isolado ou não.

e ainda tem o FED, que pode complicar mais a situação ou derepente até neutralizar as perdas de ontem no mercado asiatico.

Um comentário:

Mineiro disse...

Ainda que a expectativa do ex-presidente do Federal Reserve, Alan Greenspan, se materialize e o mercado acionário chinês passe por uma correção drástica, ou mesmo que este esteja na iminência do estouro de uma bolha especulativa, como já apostam alguns analistas, há quem acredite que os impactos desse evento não devem se espraiar para a economia mundial, ou mesmo para a economia chinesa.

O robusto crescimento econômico chinês e, mais do que isso, a escalada de seu mercado acionário tem gerado divergências entre os analistas em relação às suas conseqüências para os mercados e economias ao redor do mundo. Mas no dia em que o recuo da Bolsa chinesa desencadeou um movimento generalizado de realização de lucros nos principais mercados acionários do planeta, analistas destacam motivos pelos quais o mercado acionário chinês ainda não é uma ameaça à economia global.

Bolsa e economia apresentam correlação reduzida
Um dos motivos pelo qual a deterioração do mercado acionário chinês não deve contaminar a economia global é que a própria economia chinesa mostra pequena correlação com seu mercado acionário. Adicionalmente, além da limitação da atuação de estrangeiros na bolsa chinesa, menos de 10% da população do país participa de seu mercado acionário, o que limitaria os danos causados pelo rompimento de uma suposta bolha especulativa, afirmam analistas.

Kenneth Rogoff, ex-economista chefe do Fundo Monetário Internacional, em entrevista à agência de notícias Bloomberg, afirmou que o mercado acionário chinês tem uma relação tênue com a economia real, isto é, com o lado produtivo da economia. Segundo analistas, esta percepção sugere que até mesmo o impacto sobre a economia chinesa deve ser reduzido.

Contudo, diante do estouro de uma bolha especulativa, a maior ameaça ao crescimento chinês ou internacional é o efeito psicológico que poderia causar nos agentes, lembram analistas. Isso porque esse evento poderia elevar a percepção de risco dos investidores e afastá-los de ativos considerados mais arriscados, penalizando outros mercados.

Pouca exposição do crescimento ao mercado acionário
Ainda assim, a história recente parece não corroborar esta percepção na China, já que entre 2001 e o final de 2005 o principal índice da bolsa chinesa, o Shangai Composite recuou pela metade, mesmo período em que o PIB do país avançou cerca de 46%. Além disso, mesmo sendo a quarta maior economia do planeta, seu mercado conta com uma participação de apenas 4% do valor global.

Outro aspecto da relação entre o mercado acionário e a economia real mencionado por analistas que pode evitar danos maiores à economia do país é o fato de que as empresas chinesas têm impulsionado o crescimento da economia com base, fundamentalmente, em seus resultados, em detrimento da utilização do crescente mercado acionário do país como fonte primária de recursos.