Plus500

30.5.07

Fatos e Empresas

Vale do Rio Doce (VALE3 e VALE5) pode adiar investimentos em alumínio e níquel diante da necessidade emergencial do país em aumentar a oferta de geração de energia. E as Siderúrgicas reajustam o preço do aço em 7,5%.

JBS Friboi (JBSS3) compra a americana Swift por U$ 1,4 bi, cria o maior grupo mundial de alimentos bovinos e abre mercado onde a carne brasileira é vetada. Paralelamente, a Agência Moody´s colocou os papéis da empresa em observação negativa com possibilidade de rebaixamento em sua classificação de risco.

E a Refinaria de Manguinhos (RPMG3 e 4) quebrou o silêncio e apresentou um plano de investimento para tentar manter o regime tributário especial. A reação do Governador Sergio Cabral, que tentou por fim ao regime especial da empresa, está suspensa por uma liminar da justiça do Rio, sob alegação de que não foram feitos os investimentos estabelecidos como contrapartida dos benefícios tributários. O programa que vai colocar a refinaria na rota dos bio-combustíveis - com o refino da nafta virgem no lugar do petróleo - está em andamento, mas ficaria inviabilizado com a suspensão da liminar, comprometendo a sobrevivência da empresa, pertencente ao Grupo Peixoto de Castro em sociedade com os espanhóis da Repsol.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nasce a primeira multinacional brasileira da carne
A compra da Swift – indústria norte-americana de abate e processamento de carne bovina e suína –, faz do frigorífico Friboi, controlado pela JBS, a maior empresa do setor de bovinos do mundo. Na manhã desta terça-feira, a empresa oficializou a aquisição da companhia norte-americana por cerca de US$ 1,4 bilhão. “É a primeira multinacional de carne bovina que nasce com marca brasileira”, destaca Paulo Molinari, analista da consultoria Safras & Mercado. Antes da transação, o Friboi já contava com operações no Brasil, Argentina e Uruguai. Agora, entrará nos Estados Unidos e na Austrália – países que respondem por 80% das exportações mundiais de carne. A capacidade de abatimento de bovinos da empresa deverá praticamente dobrar: passará de 24,1 mil cabeças por dia para 47,1 mil cabeças. No ano passado, o Friboi abateu 3,4 milhões de cabeças e a Swift, 6,2 milhões.

A compra da Swift também marca a entrada da Friboi no mercado de suínos, consolidando sua estratégia de expansão e diversificação de negócios. Além disso, a compra deve abrir mais mercados para a carne brasileira. “A proximidade na negociação com os americanos pode ser uma maneira de o Brasil ser aceito no mercado de in natura daquele país”, acredita Leonardo Alencar, consultor do mercado de boi gordo da Scot Assessoria. Já Molinari duvida de que o Friboi, sozinho, seja capaz de motivar essa abertura. “A compra pode ampliar num curto prazo as venda das carnes industrializadas para os Estados Unidos. Mas não modifica o comportamento das carnes in natura.”

O investimento foi anunciado dois meses depois da estréia dos papéis da JBS-Friboi na Bovespa. Na época, a companhia captou R$ 1,6 bilhão com a venda de ações. Cerca de três quartos desse montante se referem à oferta primária – ou seja, foram para o caixa da empresa e garantiram os recentes investimentos. Seguindo a linha da Friboi, a paulista Marfrig já enviou o prospecto para avaliação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). E outras duas empresas demonstram interesse em entrar na Bovespa – Independência e Bertin. “Essa será uma tendência do setor, principalmente entre indústrias maiores. A entrada na bolsa é a melhor maneira para captar capital a custos baixos para novos investimentos”, avalia Alencar. (Fernanda Arechavaleta)

Chr Investor disse...

Sea,
desculpa o assunto off..

Adorei o título, Fatos e Empresas !! me lembra a revista das antigas Fatos e Fotos !!! ehehe
Se me permitir vou plagiar para o meu blog, quando tiver notícias interessantes de mais de uma empresa !! eheh

Abs
CHRistian

Anônimo disse...

Manguinhos é um crime!

Pimon

Seagull disse...

Fique à vontade Christian. Não patenteei, então é de domínio público, rs!

É Pimon, a coisa está séria nas relações da refinaria...

Abs