Plus500

14.6.08

OGX - A nova potência privada do petróleo

A OGX é a petrolífera do empresário Eike Batista. A empresa conseguiu captar 6,7 bilhões de reais, superando a Bovespa Holding e levantou o título de maior IPO da história da bolsa brasileira.

A demanda pelos papéis da OGX foi dez vezes maior que a oferta, e desponta como uma grnade promessa de bons ganhos para os investidores. Seu valor de mercado cgegou a 36,5 bilhões de reais, conquistanto o 12º lugar no ranking das maiores empresas da Bolsa.

Ela passou a ser a maior companhia privada brasileira do setor de petróleo e gás natural em termos de área marítima de exploração, com concessões cobrindo aproximadamente 7.000 km 2.

O preço recorde do petróleo no mercado internacional e a percepção entre os investidores de que Eike Batista é um bom gestor de negócios tornam os papéis atraentes, ainda mais tendo em sua equipe o ex-presidente da Petrobras, Francisco Gros como membro do Conselho de Administração, e o ex-presidente da BR Distribuidora, Rodolfo Landim trabalhando na OGX.

6 comentários:

Anônimo disse...

Estou começando a ler a reportagem da Veja sobre o Eike Batista e a OGX.
Vc acha que esse cara ainda precisa colocar um X no nome das suas empresas para dar sorte? hehe
Totalmente desnecessário...

Anônimo disse...

Depois do Mr M ele se proclamou o Mr X.. diz que dá sorte.

Mas será que ele precisa de sorte?

Para ser o mais rico do Brasil precisa muita competência

Seagull disse...

Eheheh..

para mim tantao faz se ele colocar X, Y ou Z...

A empresa original dele é a EBX!

Petro e Vale que se cuidem...
Mas que apostaram pesado na capacidade de gestão dele, não resta dúvida. A OGX ganhou a exploração dos campos mas não chegou a perfurar um só poço sequer.

Isto é o que eu verdadeiramente chamaria de "mercado-futuro"! ;-)

Ou até opção de derivados do petroleo... embora a chance de virar pó seja bem reduzida, com perdão do trocadilho, neste momento, a OGX está mais para um "derivativo"...

^v^

ostromaniaco disse...

Pois é ! Derivativo ? Ou terreno na lua ?

Tá doido, sô!

Anônimo disse...

Seagull,
Pergunta 1, será haverá split como ocorreu com a mmxme3? Será que vai ter opções?
Pergunta 2, exploração de petroleo não seria monopolio da Petro.

parabens pelo blog.

Seagull disse...

Ola Tom,

posivelmente deve haver um split para baratear as ações e dar mais liquidez em mercado. Mas acredito que não será logo, pq como ele restringiu o acesso a IPO apenas a investidores qualificados, isso nao demonstra uma intenção de pulverizar demais suas ações.

Os leilões nos campos foram feitos e a Petro adquiriu alguns deles em parceria com outras petrolíferas, assim como a OGX focu com grande parte dos blocos.

Mas até hj ela ainda não fez um furinho só...

Obrigado ai pela gentilieza e participação.

Aparece também lá no MI..

Abs ^v^