Plus500

31.7.08

Debate de Alto Nível - Uma Visão de Longo Prazo

Foi com o que nos brindaram os participantes do fórum nesta manhã: os questionamentos sobre o futuro da bolsa, suas estrartégias para remunerar o capital na renda variável, agústias e dúvidas sobre os desdobramentos da crise.

Para situar-se melhor, CLIQUE AQUI

A parte que me cabe eu transcrevo aqui para ilustrar o tema:

Pessoal,

A essência da bolsa é mesmo o longo prazo. Mas não chegaremos lá se não passarmos pelo curto. O objetivo é acumular riqueza e rentabilizar o capital acima da RF. Todas as três colocações foram feitas com muita propriedade, e, de certa forma, são complementares.

Veja a denominação nas arbitragens: long / short. O equilibrio nas aplicações, seja pelo timeframe ou pontas operadas, é isto que define o patrimonio. Publiquei ontem um artigo na home que fala sobre a teoria moderna de portfolios. Foi em 1952 que Markowitz formulou estudos estatísticos para diminuir a incerteza e propiciar a menor exposição ao risco. Isto já faz mais de meio século!!!

O conceito de carteira não se restringe apenas a comprar VALE, PETR, GGBR... é muito mais do que isso. Está escrito lá no artigo do Master Chief. Uma carteira é a composição de todos os ativos financeiros, e sua rentabilidade deve ser calculada pela soma dos retornos de cada ativo ponderando o "peso" que eles representam no total.

Se a bolsa vai subir ou cair, quanto isto representa no total de nosso investimentos? E na queda ela também pode render tanto quanto nas altas? Qual é a melhor estratégia para diversificar o capital gerando maior segurança?

Todos que estudamos o mercado, frequentamos fóruns sérios, cuidamos de nosso dinheiro com responsabilidade, somos privilegiados. O André foi humilde demais ao se declarar leigo... longe disso! Ele tem muito conhecimento, mas naturalmente, assim como o Ivan, todos temos nossas angústias e dúvidas do que seria o melhor a fazer! Já o Marcelo demonstra ter mais experiência e afirma que as coisas são cíclicas. Ciclos estes que podem demorar mais ou menos tempo.

Este tipo de debate, no meu entender, é muito mais importante, e rico em conteúdo, do que sabermos, agora, se é para comprar ou vender. Faz parte de um conceito de educação financeira e gestão do capital.

A bolsa é apenas mais uma ferramenta (muito útil e versátil) para dinamizarmos nossos investimentos. Seja long ou short, tudo entra na composição do portfolio. Ela é um grande centro de liquidez, e não um cassino para apostarmos todas as nossas fichas.

Passamos por um grande período de fartura que acostumou mal os investidores. Daqui para frente, suba ou caia o mercado, aqueles que estiverem bem preparados vão conseguir rentabilidades acima de 3% ao mes sem muito esforço. Como? Abandonando a idéia de obter grandes valorizações sem fazer nada. Step by step!

Com objetivos de LP e operando o mercado no dia-a-dia... potencializando os lucros em uma pequena porcentagem do capital com estratégias especulativas que contemplem todas estas possibilidades.

Investimento e especulação, longo e curto prazos, compra e venda... é assim que a coisa funciona!

Abs ^v^

2 comentários:

Carla Mherlyn disse...

Oi Seagull,
escrevi sobre isso outro dia no fórum MI, mas as conversas pararam rapidinho!
gostei de saber que retomaram o tema, pois acredito, apesar da short experience que o negócio agora é o LP.
Abraço,
Carla W

Seagull disse...

Isso Carla.

Os temas acabam sendo retomados conforme o "humor" dos investidores!

Acrescente seus comentarios lá para enriquecer ainda mais o debate.
Viu que a Allana, um outra investidora - na verdade, "A especuladora" - criou um blog com este nome (que já foi incluido no MF.net) e se cadastrou no fórum MI.

Apareça e mande seus artigos sempre que estiverem prontos para publicarmos no Monitor.

O pessoal, assim como eu também, gostou bastante do jeito que vc escreve!

Abs ^v^