Plus500

3.7.08

Fase ruim essa...

Assim foi o lacônico comentário da minha amiga Patrícia, brilhante colaboradora do blog Seagull Trading, que resumiu de forma clara como poucos (prolixos e eloquentes analistas ?) seriam capazes.

Deixo aqui uma ressalva de quem sempre me posicionei como um investidor (ou trader) que simplesmente compartilha seus estudos. Procuro evitar passar a idéia de estar dando "recomendações", sugerindo posicionamentos e, muito menos, dando "dicas" sobre como investir seu capital. Considero-me o maior dos isentos e descompromissados entre os colaboradores da comunidade financeira. Há quem diga, inclusive, que eu fico em cima do muro. Temos que manter a responsabilidade sobre nossa conduta e cuidado com a capacidade de influenciar os mais desavisados.

Ora, para bom entendedor meias palavras bastam! Quem seria eu para tomar decisões pelos outros... no máximo, exponho minhas leituras do mercado, cada um que interprete e aja conforme sua natureza e perfil operacional. No curto, médio ou longo prazo, a renda variavel vai ser eternamente um investimento que embute riscos.

Desta forma, como sou um admirador de primeira hora da Patrícia, sempre me alongo nos comentários em followup às suas considerações. E penso assim: Do mesmo jeito que a bolsa subiu por muito tempo esta fase ruim também vai passar.

O que não surpreende é a posição de muitos "analistas", agora recomendando ficar fora do mercado e longe das ações: por que não disseram isso aos 74 mil pontos do IBOV, quando incentivavam investimentos em renda variável ante projeções da bolsa aos 100.000 pontos?

Pois é... o balão foi subindo... subindo... uma hora a "bucha" teria que apagar. E como o ar frio não dá sustentação... ela caiu!

Ainda bem que sempre trabalhamos o mercado dentro da realidade, com estratégias conservadores e limitando nosso risco. Entendeu a razão de recomendar (isto é uma boa dica) apenas 20% do freefloat em renda variável?

Uma perda de 15% no capital alocado em ações representa muito pouco ao patrimônio total... e sendo elas de primeira linha, para quem tem objetivos de longo parazo, dá para ficar tranquilo, esperando até uma oportunidade de aumentar os lotes a custos e cotações mais baixas - já que um dia tudo volta.

Pode demorar, mas, para quem espera viver muito, ainda vai poder colher bons frutos com estes ativos: PETR, VALE, GGBR, CSNA, BBDC, ITAU...

O ideal seria ter realizado todo o lucro, apropriando os ganhos para recompor a carteira mais embaixo... mas como não temos bolas de cristal: ações de boas empresas (pagadoras de dividendos), money management e controle de risco.

Com estas quedas tem muito papel ficando com dividend yield interessantíssimo!!! Isto paga quase o mesmo que uma renda fixa... mas as cotações em mercado continuam perdendo valor. A sabedoria diz que devemos esperar primeiro parar de cair para comprar mais. ;-)

Mas, depois da perda de diversos suportes no gráfico, estamos agora pelo patamar psicológico dos 60K... números redondos são sempre significativos. O índice indo a 59.900 é muito diferente de estar acima de 60.000... não foi por nada que os comerciantes e marqueteiros adotaram o preço de 1,99 para dinamizar suas vendas!!!

Abs ^v^


Mais no Fórum Monitor Financeiro


3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Seagull,

Eu fico muito interessado em saber os nomes dessas ações pagadoras de dividendos,sempre citadas, eventualmente nomeadas

Abraço

Livio

Seagull disse...

Livio,

existem vários lugares onde podemos encontrar estes dados.

Vou editar acima para vc uma noticia da revista "Isto É" que trata especificamente deste assunto.

Abs ^v^

Anônimo disse...

Vc é muito gentil com as pessoas que frequentam esse blog. Obrigada. :-)

Não sei não mas acho que estou comprada demais. Estou paralizada. Não vendo, não compro e não mexo em nada. Vou esperar essa fase passar.
Prometi a mim mesma que não ia ficar olhando essas ações caírem, nem ficar seguindo o mercado muito de perto.
Estou tentando...