Plus500

22.7.08

Figuras, Espelhos e Simetrias


Topos (linhas pretas) e fundos (linhas vermelhas) cada vez mais baixos... desde o balão de São João - que se esborrachou no chão - aos 58.500, para cumprir a projeção em um repique no final da época de festas "Julinas"! Foi até 63.400, recuperando quase 5 mil pontos!

E vem chegando AGOSTO... balões, diamantes, figuras de reversão... um OCO de 5.000 no suporte do último fundo... mas a perda da neckline poderia levar o índice abaixo dos 54k? Segura!!!

Tomara... e que a crise financeira mundial tenha solução rápida (faz tempo que estamos nessa torcida) os bancos americanos parem de dar prejuízo, o Fed não precise socorrê-los, o DOW se sustente acima de 11k e a Europa resista aos abalos sísmicos para o Brasil seguir sua trilha sem interferências. Mercado lá fora subiu bem hoje, mas a Bovespa ficou "descolada"!!!

Qual agência ainda falta nos dar o IG? Se pelo menos as outras não rebaixarem nossa classificação de risco já estaremos no lucro. Com o Copom aumentando os juros na reunião a partir de amanhã, a porta de entrada para o capital estrangeiro vai continuar arrombada: RF!

Se esta turma que comanda o país não fizer muitas (outras) besteiras... o custo do serviço da dívida acaba saindo barato! :-)

^v^

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom post Seagull.

Apenas gostaria de fazer uma correção, NÃO TEM como a S&P e Fitch rebaixarem o Brasil em seu rating pelo menos no Curto Prazo. Há uma período mínimo para elas permanecerem com o rating (acredito que 2 anos).
Portanto, devemos apenas torcer pelo rating da Moody's

Seagull disse...

Ehehe.. no curto prazo pode ser que não. mas nada é para sempre. Já houve casos de rebaixamento - como do Uruguai em 2002.

Mas ainda não precisamos ficar com medo destes fantasmas...

A lição de casa não está terminada e vejo a "promoção" da Fitch e S&P mais como um voto de confiança.

Se o cenário internacional continuar conturbado, e o país sofrer com estes escandalos financeiros, com respingo na estrutura política, muita coisa pode mudar.

O que nos salva é a independencia do Bacen, e a figura do Meirelles que tem um peso grando dma condução da politica monetária.

Torcer não custa nada, e eu estou na arquibancada com a camiseta da Moodys faz tempo!!! :-)

Abs ^v^

Anônimo disse...

Amigo Seagull, somos 2 torcedores. Também espero ancioso pelo anúncio da Moody's!!!

A grande verdade é que este Investment Grade não nos trouxe grandes mudanças. Estamos com um déficit no ano de no valor R$ 11,8 bilhões, saldo que zera o capital estrangeiro entrante no mercado de 2002 até hoje. Quem está sustentando nossa bolsa somos nós brasileiros (quem diria).

Torço, portanto, mais pelo fim da crise financeira (e volta de capital estrangeiro), do que propriamente pelo último rating de IG, que viria por consequência, claro.

Abs,
Rodrigo (Anônimo de cima)

Seagull disse...

Valeu mesmo, Rodrigo, pelo comentário e fé no Brasil!!! :-)

Chega lá no Monitor, onde eu tenho ficado mais ativo no fórum durante o pregão (quando não embola com meu trades, rs)

Já se cadastrou? Se ainda não, faz isso logo e venha agregar com a sua participação!

www.monitorinvestimentos.com.br/forum

Grande abraço ^v^

Anônimo disse...

OCO no "fim" de uma tendencia de baixa....precisamos revisar os conceitos não??

Seagull disse...

Pois é... para vc ver. geralmente é uma figura de topo e indicativa de reversão! Pior ainda nesta periodicidade curta...

Mas e daí? Vc não está vendo o OCO... ou está "decretando" o fim da tendência de baixa???
No seu modo de ver ela é secundária ou já estamos bears e a queda já é primária???

Eu estou sempre revisando meus conceitos, quebrando paradigmas, e mesmo não sendo assumidamente um analista gráfico, adoro dar minhas rabiscadas e deixar toda minha criatividade fluir!!!

Nunca me apego a conceitos do tipo: um OCO só acontece no topo... no fundo seria um OCOi...

Eu escrevo o que percebo, afinal, o que pode ser mais sincero do que falarmos sobre aquilo que estamos vendo. Não afirmo nada apenas reproduzo o que meus olhos estão observando.

E assino embaixo:

Seagull ^v^

Mas se vc tiver uma outra leitura pode trazê-la e se identificar que eu vou considerá-la com todo respeito, e se achar que tens razão serei o primeiro a agradece-lo por mostrar que "apenas" mais uma vez terei dito besteira! E vou aprender contigo os tais novos conceitos! ;-)

Abs ^v^