Plus500

1.7.08

London Calling

Neste último final de semana conversei com um amigo que trabalha na City londrina, em um grande banco de investimentos. Eu sempre acho muito interessante este tipo de conversa, pois permite que analisemos um outro ponto de vista - não necessariamente correto, é bom que se diga - sobre a conjuntura brasileira. Destaco alguns pontos:

Mercado imobiliário: Os estrangeiros estão apostando na continuação da alta dos imóveis, apesar da recente explosão nos preços. Para eles, a longo prazo, ainda é um ótimo investimento. (Tanto é verdade, que o motivo da vinda desse amigo ao Brasil foi procurar alternativas de investimento na área...)

Juros e crédito: Não acreditam em uma alta mais forte. As projeções giram em torno de um teto de 16%, apesar da inflação. Ao mesmo tempo, apostam numa expansão ainda maior do crédito, que continuaria impulsionando a economia - e o próprio setor de imóveis, daí a aposta.

Bolsa: Na opinião dele, o Brasil escapa quase que ileso da crise, a não ser que a coisa desande para uma catástrofe no mercado global. Seu argumento é que os estrangeiros não têm onde realocar o dinheiro que está saindo das bolsas européias e americanas. A saída de capital da Bovespa em junho seria, portanto, pontual. Por outro lado, ele acha bem possível uma queda bem forte DEPOIS da crise, quando a situação melhorar e o capital especulativo voltar a um porto seguro.

Petróleo: Enquanto durar a crise, o céu é o limite, está todo mundo correndo para ele - e para outras commoditties.

Comentário meu: Como eu disse a ele, apesar da economia tentar cada vez mais se transformar em uma ciência exata, com modelos econométricos avançadíssimos, ainda há vários fatores incomensuráveis. A peculiriaridade econômica do Brasil é uma delas, por isso acho que há um certo exagero no otimismo. Na minha opinião, o crédito pode se tornar sim um problema, caso os juros subam forte em algum momento. Ora, a gente sabe que uma subida forte pode levá-los prav cima dos 20% - estavam lá há poucos anos - e como a inflação vem crescendo, nunca se sabe. Afinal, este ano já foi pro espaço, em termos inflacionários, e, no ano que vem, os preços controlados ainda sofrerão o impacto desse IGPM assustador de 12%... Quanto à bolsa, a gente sabe que a volatilidade aqui é de deixar qualquer um de cabelo em pé. Por enquanto está segurando legal, mas a gente já viu - este ano mesmo - devolver 15, 20% em uma semana. De qualquer forma, achei bem interessante essa teoria de que ela seguraria por agora e enfrentaria uma saída de capital no fim da crise. Se acontecerá ou não, só o tempo dirá, mas que faz sentido, faz...

8 comentários:

Seagull disse...

London Calling: The Clash!!!

Ou estaremos mais para THE CRASH!!! rs

Esse é o "POBREMA": eu sempre gostei muito das do "De Crash" mas atualmente só de pensar nisso into arrrepios....

Pow Iggy, onde vc tem andado que ainda não apreceu no MI...

Aquela burocracia acabou (em parte..)

Ainda existem "filtros" para evitar cadastramentos desaconselhaveis, mas alguma coisa mudou.

Olha lá e vê se não estamos cada vez mais perto daquela fórmula vencedora que por uma decisão infeliz de outros fora abortada!

Fórum MF is back!!! take a look:
www.monitorinvestimentos.com.br/forum

Chega junto... se perdeu sua senha da fase de testes me manda um email que eu tiro outra para vc e te envio de volta para poder acessar sem impedimentos!!!

Abs ^v^

Anônimo disse...

legal o post! é bom mesmo saber dessa visão de fora...

outro dia um forista que trabalha em mesa de banco falou mais ou menos a mesma coisa sobre o capital estrangeiro não ter muito pra onde correr em busca de remuneração

a minha preocupação é quando os juros começarem a subir nos EUA, mesmo que ainda demore um pouco, porque se subir rápido... a bovespa vai ser um saco vazio que não vai ficar em pé

Anônimo disse...

Tomara que seu amigo esteja certo e que o Brasil saia quase ileso dessa crise.
Tenho dúvidas a esse respeito.
Bjs nas meninas

Marcio disse...

Pois é torto, mas a coisa está feia!

Inflação disparando no mundo inteiro...

Com isso pode apostar em juros mais altos, e rápido!!!

Patricia, cada vc???? estou sentindo falta daquelas suas perguntas para me fazer escrever!!! ;-)

Não desanima não... bolsa é renda variável. E com ela subindo sempre só variava o tamanho do lucro.

Agora é que chegou a hora de quem se preparou conseguir manter a mesma rentabilidade de outras maneiras. Só que isto é quase impossível! Então (mal acostumados que estamos) é preciso defender o patrimônio e se adaptar ao novo cenário!

Abs ^v^

Felipe Cypriano disse...

Muito interessante a visão que a bolsa pode cair depois da crise. Nunca tinha pensado nisso.

Marcio, eu nem tive tempo de me acostumar com a alta ainda. Comecei a investir no final do ano passado. =D

Vendi SDIA4 semana passada, sem prejuízo no zero a zero. Mas era pra ter vendido em 13,50 obedecendo às análises que fiz. Bom pra aprender que tenho que melhorar minha disciplina e NÃO mudar a estratégia no meio do percurso.

Anônimo disse...

Humm...brevemente voltarei com aquelas "perguntas inteligentes". hehe

Seagull, estou no vermelho vermelhissímo mas não vendo nada.
Um dia a bolsa volta a se recuperar e se não voltar, vou ter aprendido uma grande lição.


Estamos torcendo pro seu "Flu".
Difícil mas não impossível.
Bj

Seagull disse...

Nem vou falar sobre isso: abafa o caso!

Depois de horas na maior adrenalina, sem tomar um copo de chope sequer, estou na maior ressaca... de penaltis.

Fico com pena da minha filha de 10 anos, unica tricolor assumida na sua turma... vc pode imaginar como as crianças são maldosas nesta idade. Ainda mais um bando de urubus agourentos que ficaram soltando morteiros depois do jogo comemorando um título dos "equatorianos" (???)

Depois não entendem por que semeiam tanta antipatia!

:-(

ostromaniaco disse...

Urubus equatorianos soltaram os fogos Seagull !

Eu daqui torci pra o Flu !

mas, no final, fique contente também.

Afinal LDU pode ser lido : Liga dos Urubus, ou liga liga Desportiva Ubronegra.

Tal de gonga e cícero são perebas, e Renato Gaúcho ceguinho. Só sabe fazer gol de barriga !

kkk