Plus500

1.9.08

O Pré-Sal é nosso ou da Petrobras?

Além da polêmica sobre quem deve explorar as grandes reservas de óleo no pré-sal questiona-se agora quais estados fariam jus aos royalties destes campos. Surgem oportunamente estudos para modificar as linhas demarcatórias que dividem as áreas entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Disputas regionais tendem a acirrar ainda mais a discussão sobre uma questão que já vem se mostrando bastante controversa

Mais uma vez a revista britânica The Economist publicou uma reportagem sobre o tema intitulada A funny kind of reward, onde critica a vontade do governo de criar uma nova estatal para cuidar exclusivamente destas reservas, ressaltando os aspectos políticos que influenciariam uma decisão neste sentido, e a falta de coerência em desprezar o knowhow adquirido pela Petrobras na exploração de óleo em águas profundas.


Continua no Monitor Investimentos

Um comentário:

Seagull disse...

Palavra do Presidente da Nação:

Em meio ao debate que se formou nos últimos meses sobre o pagamento de royalties (compensação financeira devida ao Estado pelas empresas) do petróleo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que as jazidas descobertas pela Petrobras na camada do pré-sal, localizada abaixo do leito marinho, não pertencem a nenhum Estado da Federação. "Este petróleo não é de nenhum Estado. Este petróleo está a 300 quilômetros de distância da costa. A 300 quilômetros. E a 2 mil metros de profundidade", declarou o presidente.

continua em

http://www.monitorinvestimentos.com.br/ver_noticia.php?id_noticia=988&pg=0