Plus500

17.9.08

O Brasil também vai sentir a crise – em 2009

Paulo Rabello de Castro

O índice Bovespa acompanhou a tendência dos principais mercados do mundo e registrou uma queda de 7,59% nesta segunda-feira, o maior tombo desde 11 de setembro de 2001. A baixa foi uma reação imediata à série de acontecimentos do dia – entre eles, o pedido de concordata do banco de investimentos Lehmam Brothers e a compra do Merrill Lynch pelo BofA (Bank of America), que dão novos contornos à crise financeira norte-americana.

Como já vinha sendo verificado, os maiores afetados com os freqüentes percalços são os preços das commodities. O economista Paulo Rabello de Castro, presidente da RC Consultores e chairman da SR Rating, agência brasileira de classificação de riscos de crédito, diz que o Brasil já está sendo atingido pelo “reaquecimento” da crise – iniciada em agosto do ano passado, nos Estados Unidos. “Não dá para ganhar medalha de ouro sem participar da Olimpíada”, diz ele, referindo-se ao preço que o país paga por estar plenamente inserido no mercado global. Para Rabello, a gravidade da crise vai de média a alta, “para não dizer seríssima”. E isso reduz, sim, o potencial de crescimento econômico do Brasil em 2009. “A vantagem é que o país não vai precisar interromper um processo de organização para o crescimento, e isso é um estímulo para se pensar em reformas estruturais”, explica.

A crise eclodiu no início desta segunda-feira a partir de uma série de notícias desfavoráveis ao setor financeiro. Entre elas, o pedido de concordata do Lehman Brothers, a compra do Merrill Lynch pelo Bank of America (BofA) e as especulações em torno da seguradora American International Group (AIG) – dando conta de que a empresa precisaria de um empréstimo emergencial de curto prazo (empréstimo-ponte) no valor de US$ 40 bilhões. Vale lembrar, ainda, que o banco suíço UBS provavelmente será forçado a declarar bilhões de dólares em baixas contábeis no segundo semestre deste ano.

Continua


Postado por Janus, no Fórum Monitor Financeiro

E não deixem de assistir as leituras do mercado feitas em vídeo pelo Marco Aurélio Rossi, e sua técnica Banconacci de projeção dos pivots!


^v^

Nenhum comentário: