Plus500

11.9.08

Cenário Econômico

O problema do Brasil é que não aproveitou bem a época de fartura para crescer e agora, remar na contra-mão das economias mundiais fica mais complicado. Acreditar na tese do descolamento é ser otimista em excesso.

Quando apresentam números tais quais uma expansão de 6,1% do PIB no trimestre, a inflação começa a dar sinais de recuo, as commodities - grande fator de riqueza e receitas pelas exportações - de supervalorizadas tendem a retornar aos seus patamares, apesar do ajuste cambial, isto tudo demonstra que dos males sofremos os menores.

Certamente teremos uma acomodação do crescimento no segundo semestre, e, apesar disso, por precaução, o Copom mesmo dividido - mas influenciado pela figura do Meirelles - aumentou os juros mais uma vez de forma expressiva. Talvez na próxima reunião a dose seja menor para fecharmos o ano com a taxa entre 14 e 14,5%.

Com a Europa declarando recessão, e os EUA com seu sistema financeiro contaminado, a reta final de suas eleições é uma faca de dois gumes, pois vai gerar esforços dos republicanos para melhorar o desempenho do país, mas pode trazer à tôna outros tipos de problemas. Campanhas são sangrentas e o jogo é sujo.

Preocupa a possibilidade de vitória de qualquer um dos dois: o Obama é o novo, seria o presidente negro, das minorias (porém rico), uma incógnita; o McCain é sinistro, um cara que ficou preso 6 anos na mão de vietnamitas deve ter muitos traumas e rancor no coração. Não o vejo como um líder sereno em um mundo conturbado com guerras e crises.

Torcer não custa nada, e quem precisar de apoio pode rezar por Deus, ou escrever para o astrólogo das bolsas, rs

O Ibovespa volatiliza mas ameaça confirmar seu fundo. Voltar para cima de 50k seria um grande alento. Com Petro tendo ido abaixo de 27, Vale beliscando os 33, são elas que vão ditar o resto da história. Outro repique para provocar mais quedas e levar a nossa bolsa para 45, ou até 42k, vai ser danoso para os que ainda têm esperanças de uma recuperação em prazos menores.

De resto, é sempre uma oportunidade de aprender mais, aprimorar os métodos e seguir operando conforme nossas técnicas. Aqueles adeptos do "jogo" vão queimar muitos neurônios e perder fios de cabelo pela carga de adrenalina - que seria mais bem dispendida em Las Vegas!

Enfim, cada qual no seu canto, cada cabeça e a sua sentença!

See U there!

Abs ^v^


Um comentário:

Seagull disse...

Patricia,

tem um recado em resposta para vc lá no Fórum Monitor.

Fico feliz em ver sua participação, principalmente por prestigiar seu amigo.

Agora estamos sócios novamente! ;-)

Beijão

^v^