Plus500

31.7.08

Debate de Alto Nível - Uma Visão de Longo Prazo

Foi com o que nos brindaram os participantes do fórum nesta manhã: os questionamentos sobre o futuro da bolsa, suas estrartégias para remunerar o capital na renda variável, agústias e dúvidas sobre os desdobramentos da crise.

Para situar-se melhor, CLIQUE AQUI

A parte que me cabe eu transcrevo aqui para ilustrar o tema:

Pessoal,

A essência da bolsa é mesmo o longo prazo. Mas não chegaremos lá se não passarmos pelo curto. O objetivo é acumular riqueza e rentabilizar o capital acima da RF. Todas as três colocações foram feitas com muita propriedade, e, de certa forma, são complementares.

Veja a denominação nas arbitragens: long / short. O equilibrio nas aplicações, seja pelo timeframe ou pontas operadas, é isto que define o patrimonio. Publiquei ontem um artigo na home que fala sobre a teoria moderna de portfolios. Foi em 1952 que Markowitz formulou estudos estatísticos para diminuir a incerteza e propiciar a menor exposição ao risco. Isto já faz mais de meio século!!!

O conceito de carteira não se restringe apenas a comprar VALE, PETR, GGBR... é muito mais do que isso. Está escrito lá no artigo do Master Chief. Uma carteira é a composição de todos os ativos financeiros, e sua rentabilidade deve ser calculada pela soma dos retornos de cada ativo ponderando o "peso" que eles representam no total.

Se a bolsa vai subir ou cair, quanto isto representa no total de nosso investimentos? E na queda ela também pode render tanto quanto nas altas? Qual é a melhor estratégia para diversificar o capital gerando maior segurança?

Todos que estudamos o mercado, frequentamos fóruns sérios, cuidamos de nosso dinheiro com responsabilidade, somos privilegiados. O André foi humilde demais ao se declarar leigo... longe disso! Ele tem muito conhecimento, mas naturalmente, assim como o Ivan, todos temos nossas angústias e dúvidas do que seria o melhor a fazer! Já o Marcelo demonstra ter mais experiência e afirma que as coisas são cíclicas. Ciclos estes que podem demorar mais ou menos tempo.

Este tipo de debate, no meu entender, é muito mais importante, e rico em conteúdo, do que sabermos, agora, se é para comprar ou vender. Faz parte de um conceito de educação financeira e gestão do capital.

A bolsa é apenas mais uma ferramenta (muito útil e versátil) para dinamizarmos nossos investimentos. Seja long ou short, tudo entra na composição do portfolio. Ela é um grande centro de liquidez, e não um cassino para apostarmos todas as nossas fichas.

Passamos por um grande período de fartura que acostumou mal os investidores. Daqui para frente, suba ou caia o mercado, aqueles que estiverem bem preparados vão conseguir rentabilidades acima de 3% ao mes sem muito esforço. Como? Abandonando a idéia de obter grandes valorizações sem fazer nada. Step by step!

Com objetivos de LP e operando o mercado no dia-a-dia... potencializando os lucros em uma pequena porcentagem do capital com estratégias especulativas que contemplem todas estas possibilidades.

Investimento e especulação, longo e curto prazos, compra e venda... é assim que a coisa funciona!

Abs ^v^

30.7.08

Seção Emails

Faz tempo que não tenho podido responder a todos os questionamentos que os amigos enviam para meus emails. Sempre me esforço e procuro dar retorno a cada um deles de forma particularizada e eventualmente eu ainda vinha selecionando alguns para publicar aqui no blog. Mas com o aumento da carga de trabalho no Monitor Investimentos, fica muito complicado manter a nível de atualização também aqui no Seagull Trading.

Bem, hoje vou postar a mensagem do André - de Ribeirão Preto - que escreveu fazendo algumas considerações sobre o STS:

Márcio (não tenho certeza se é este o nome), melhor Seagull

Há tempos venho acompanhando o seu blog e agora tenho acompanhado o Monitor Financeiro. acredito que voce está fazendo um otimo trabalho e tentar disseminar o seu modo de encarar e trabalhar o mercado e assim servir de ponto de reflexão para os demais traders, sejam eles experientes ou iniciantes (como é o meu caso).

Há alguns meses venho treinando trades no mini-índice, sempre com lotes de três ou cinco contratos, e tenho gostado muito da forma como você analisa o mercado através do STS. porém tenho algumas dúvidas:

1) porque o gráfico de 15 min? me parece que o reduziu no sts 20, não?

2) voce também reduziu o período das médias? não usa mais 10 e 50 períodos? o cruzamento destas no grafico de 10 minutos ainda fica "bem sujeito" a tomar muitos violinos, estou procurando algumas forma de minimizar estes tropeços com algum outro indicador. acredito que quanto mais vc diminue as médias, mais "violinos voce fica sujeito a levar, por outro lado se as médias ficam muito longas (30 e 80) voce perde muito da força, do impulso de cada movimento, como é difícil encontrar o equilíbrio não?

percebi que vc passou a plotar uma média mais longa, tipo 80 períodos, como ela tem servido para analisar os sinais de imputs?

3) por fim, o que te faz traçar as fibos em determinados pontos e não em outros, é simplesmente ver em qual desenho o histórico do gráfico se enquadra melhor?

4) por que vc não trabalha com indicadores como estocástico ou macd para analisar ou apenas filtrar os momentos de entrada? vc já teve problemas com eles?

desculpe-me estas perguntas de iniciantes, mas tenho tentando adquirir experiência em daytrade no miniindice e acredito uma forma bem análoga ao seu STS que venho procurando desenvolver foi até agora o método mais eficaz de encarar este mercado, deixando a torcida e o achismo de lado.

agradeço mais uma vez sua iniciativa, e espero poder um dia contribuir de forma mais eficaz com o grupo do monitor.

inté mais,

andré
ribeirão preto - sp

------------------------------------------------------------------------

André, obrigado pelo seu acompanhamento e incentivo ao nosso trabalho.

O objetivo maior é este mesmo: compartilhar e fazer as pessoas pensarem por si no que se refere aos seus próprios investimentos. Não estou aqui para dar o "peixe", até porque não tenho a capacidade de atender especificamente as necessidades de cada um individualmente. Em linhas gerais, procuro mostrar o caminho para que os investidores definam suas estratégias de acordo com seu perfil operacional.

Todo trading system visa obter a melhor performance e robustez. Mas nunca pode deixar de ser aprimorado e ajustado para as condições presentes do mercado. Se fizermos algo estático, logo isto perderia sua eficácia, visto que a bolsa é renda variável.

Portanto a calibragem das médias pode - e deve - mudar conforme o cenário, o ativo e sua volatilidade. No caso, é bem como vc falou: se adotarmos médias mais longas e distantes, o sistema tende a ser mais confiável, vai gerar menos inputs e submeter-nos a uma menor quantidade de stops (e violinos...). A média mais longa (divisora de tendências) que costumo adotar na forma mais conservadora é a de 200 períodos para o gráfico de 15 minutos. Eu sempre a utilizei, embora não incluísse nas postagens para não ser mais um fator a poluir a visualização e dificultar o entendimento. Pode ser a de 89 ou até 144 períodos, caso opte pelos números da sequência de "ouro".

Mas qualquer combinação que atenda suas características - preferencialmente escolhida entre os números de Fibonacci - pode trazer bons resultados. Eu conjugo o cruzamento das médias com as cotações, o traçado de S&R, e também faço uso de alguns indicadores, procurando divergências.

As projeções de expansão para determinar os alvos são feitas também com base na técnica do pivot, e o ponto exato é uma coisa quase "artística", dependendo muito do referencial do observador, embora seja feito através de uma técnica bastante complexa. Dificilmente nossos gráficos ficam iguais, mesmo tendo sido ele o responsável por me ensinar a matéria. Pode-se considerar as sombras dos candles ou não, mas a origem da plotagem deve ser feita a partir do último fundo (ou topo) antes do rompimento da LT.

Continue acompanhando o fórum, pois o Marco Aurélio (precursor do método) costuma fazer menções a estes pormenores, detalhando suas aplicações. Já existe muita coisa publicada no site a este respeito, e uma busca mais apurada nas páginas anteriores (e Grupos de Estudos) pode ajudá-lo a dirimir algumas de suas dúvidas.

Pode sempre contar conosco no que for preciso !

Um grande abraço
Marcio (Seagull) ^v^

29.7.08

Índice querendo andar!!!

Próxima resistência em 58450... essa tá rendendo!!! Se não for mais um "violino" vamos de qualquer forma nos defender colocando o stop em 57.850.

Tem acontecido uma coisa muita estranha comigo, confesso:

Apesar de torcer veementemente pela recuperação dos mercados, cheguei a um ponto em que me acostumei a ganhar nas quedas. Parece burrice, pois com a bolsa em alta o ganho é duplo. Dá para operar o índice na compra e ainda ver os ativos da carteira valorizarem-se.

Mas ando tão descrente que tenho receio de deixar a esperança (e torcida, na base da técnica) tomar conta do meu inconsciente. Estou sempre com um pé atrás. Toda hora fico procurando motivos para acreditar que agora vai!!!

Isto acaba gerando uma certa frustação, que me conforta pelos ganhos no curto prazo.

Como mordido por cobra tem medo até de linguiça, no meu churrasco eu só tenho assado picanhas, costelas e o frango!!! rs

Uma hora a coisa vira.. e espero que não seja quando a turma resolver vender de verdade!!! Operar nas 2 pontas é condição básica para ter maior sucesso neste mercado. Mas não podemos virar bears para sempre. Vale perceber o mercado e trabalhar com ele, estando "urso" ou "touro", conforme sua tendência!! ;-)

^v^












Ilustração publicada por Bancotario no
Fórum MI

28.7.08

E o OCO na tendência de baixa?

Precisamos rever conceitos... o que foi esta postagem?

Porque, até então, não dava para afirmar do que se tratava... os suportes só funcionam enquanto seguram o movimento em tendência de baixa. E os fundos são desenhados apenas quando a coisa pára de cair. Mas quem andou decretando o fim das quedas???

Não fui nem o Rodrigo, que embora declarássemos nossas torcidas pela recuperação da bolsa, fomos bastante realistas.

Mas quando publiquei a mensagem Figuras, Espelhos e Simetrias... quem terá sido a "figura" que deixou este comentário:

"OCO no "fim" de uma tendencia de baixa....precisamos revisar os conceitos não??"

Tomara que tenha seguido a sua própria sugestão! ;-)

O velho e bom Trading System

Lembrando que sem o poder discricionário do trader (para perceber as bolas amarelas e não entrar nos alarmes-falsos) muitos ganhos seriam levados pelos stops.

Qualquer hora ainda programo - com a ajuda de quem entende do assunto - estas regras e filtros, de forma a fazer um sistema automático cumprir exatamente aquilo que eu faria com minha capacidade de julgamento - do que, embora pareça imponderável, pode se transformar em belas (e onerosas) armadilhas!

Fora o money management, risck control e position sizing, além da experiência e discernimento que apenas os seres humanos são dotados. Perdemos das máquinas apenas no aspecto emocional (que com alguma disciplina e treinamento podemos eliminar). Neste ponto os robôs nos ganham, mas também não sentem nunca o gosto da vitória... eles só servem para isso. E e se fracassarem... vão para o lixo! Nós sobrevivemos e pagamos por nossos erros ainda nesta vida!

Abs ^v^

Resistência Intradiária

A LTB está em torno de 58.450... se passar, passou... o mercado aqui amanheceu bem disposto, e caso Wall Street não atrapalhe podemos ver o repique embalar. Do contrário será apenas mais um toque no canal com pullback por baixo no antigo suporte perdido.^v^



24.7.08

IBOPEVA - Índice da Bolsa Petro Vale


Com o Ibovespa perdendo mais um suporte, arrastado por Petro e Vale (BOPEVA), as demais ações seguiram a mesma direção, e estamos todos a procura do fundo do poço - somos solidários à Petrobras em busca de perfurar a camada pré-sal! Embora o óleo pareça ser doce (nem tanto como o rio da ex-Vale) as águas são profundas... e o buraco parece que também é!

Enfim... o gráfico postado mais abaixo do índice futuro, contra tudo e todos, não respeitou o último fundo, nem quem havia decretado o fim do período de quedas. Mas um OCO não é figura de reversão no topo??? Volto a perguntar... o tempo gráfico não é curto demais para desenhar padrões ou sugestivas figuras??? Não estaria na hora de rever os conceitos???

Tomara que sim! E, como um otimista nato (na verdade um realista supremo!) - daqueles que ri até das desgraças porque pude aprender a operar (e ganhar) nas 2 pontas = compra e venda - fico consternado com o clima de velório que se faz presente no mercado.

Timing é tudo! Não adianta falar agora, "eutidissi, eutidissi"... eu não falei nada! Aliás venho tentando compartilhar há tempos sobre a necessidade de aprendermos a trabalhar na ponta de venda, até mostrei um balão de "São João" no índice, que poderia ser o prenúncio do incêndio na floresta.

Estou com a consciência tranquila, os bolsos com "alguns" trocados, e as contas em dia! Passei a operar o INDFUT, e estudei demasiadamente o desenvolvimento de um trading system robusto e confiável que me proporcionasse acima de 80% de acertos - e procurei potencializar seus ganhos com muita disciplina para seguir suas indicações e uma metodologia simples.

Não à tôa, os que me conhecem estranharam quando deixei de postar muito sobre opções - se eu tivesse uma especialidade (coisa que não tenho) "talvez" elegesse elas como meus derivativos favoritos. Mas não estamos aqui para brincar. Os blogs, fóruns e sites de investimentos - e meu tempo - não se pagariam apenas com filantropia. Meus maiores ganhos vêm dos trades! E olha que não é fácil ficar atualizando blogs, moderar fórum, escrever artigos, editar notícias, incluir aprendizados... e ainda operar! MULTI-MAN!!!! Ainda bem que tenho asas... rs ^v^

Deixei claro que minha mudança para o índice futuro deveu-se principalmente por ter cansado de rolar para baixo os strikes (das travas) em opções. O prêmio de uma opção nunca pode ir abaixo de ZERO... alguém lembra disso? Já o índice, mesmo sendo impossível uma ida até o zero absoluto, teve desde os 74k (ou onde foi seu Topo Histórico) muitos pontos para serem apropriados...

Agora estamos aos 58... quase 57 mil pontos... e onde fica o chão???

Não sei... nem quero saber. O que tenho certeza é do agora! E, enquanto meu simplório TS estiver me trazendo estes resultados, não vou mudar de estratégia. Trend following... I'll follow the money!!!

Se o OCO (mas em um fundo???) de 5.000 pontos no intradiário (???) vai cumprir sua projeção aos 53.XXX pontos, pouco me importa. Eu quero é continuar surfando... descendo a onda, ou pegando os repiques da maré. Sigo para onde a correnteza me levar...

Keep trading!!! Seagull Trading... embora eu atualmente esteja mais presente no fórum do Monitor Investimentos!




See U there!!! ;-)



DevBusiness - software de análise gráfica, e-Broker e a nossa oportunidade!

Pessoal, com permissão do Seagull, estou postando a respeito do DevBusiness que nada mais é do que uma potente ferramenta de análise gráfica com homebroker acoplado, entre outros mecanismos facilitadores (para tomada de decisões ou tradings automáticos)para este mercado de ações/derivativos. Bom, o DevBusiness é um software que ainda está em pleno/constante desenvolvimento porém, está em um ponto crucial para que se torne real neste mercado.

Atualmente, o DevBusiness é composto de:

Módulo de Análise Gráfica -

  • Possui mais de 50 indicadores;
  • Apresenta os todos os padrões de candles (e.g. Doji, Martelo, Três soldados brancos, etc);
    Procura padrões de tendência em candles;
  • Instrumentos (Fibo, Fan, Linhas tendências, setas, etc.)

Módulo de Trading -

  • Formulários de Ordens (Compra/Venda);
  • Gerenciamento de Ordens;
  • Trading System;
  • Teste de Trading System;
  • Busca de padrões;
  • Cotações;

Módulo de Notícias -

  • Notícias de RSS/Feed;
  • Relação entre notícia e ativo

Módulo de Estratégias (em desenvolvimento);


Módulo de Gerenciamento de contas

  • Financeiro;
  • Portfólio;
  • Histórico;

Módulo de alertas

  • Gerenciamento de eventos;
  • 5 tipos de alertas (módulo futuramente programável)


Entre diversos outros módulos a serem desenvolvidos. Além disso, possui diversas características nas quais, as ferramentas atuais não possuem (CMA, Profitchart, Cedro Finance, Enfoque, etc):


Desacoplamento de janelas – É possível desacoplar qualquer janela da aplicação (gráfico, tela de ordens, janela de cotações) , facilitando com que os traders tenham a possibilidade de configurar o sistema de acordo com o seu perfil, ou seja, Gráficos em um monitor, cotações no segundo monitor, notícias no terceiro monitor e módulo de trading no quarto monitor, e por aí vai.


Multioperacional (o grande diferencial) – Funciona em Windows, Linux, MacOS HP, etc.


Entre outras características específicas que a tornam uma forte concorrente de grandes apliações como por exemplo, a ferramenta do CMA (Trading Informateion System).


Ok, chega de encher lingüiça... e vamos aos fatos.


Estou precisando de visionários (assim como eu), que queiram participar da sociedade (uma bela %) investindo na conclusão da ferramenta. É um dinheiro “pesado” a ser investido pois será necessário um ferramental e mão de obra para a conclusão e divulgação da ferramenta.


Para se ter uma idéia, o custo de uma ferramenta como tal é em torno de 250,00 a 350,00 reais mensais. Se oferecermos a ferramenta a custo base de 200,00 (por exemplo) e tivermos cerca de 500 clientes iniciais, mensalmente teríamos 100.000,00 reais. Essa abordagem é fundamental, mas vamos deixar para depois.


O MAIS IMPORTANTE É: A ferramenta é ideal para daytraders. A cada dia novos daytraders surgem no cenário atual, tanto para operar Bovespa quanto e BM&F, e eu, como um usuário, programador e crítico de sistemas (CMA, Enfoque, Profitchart, Cedro, Apligraf), resolvi fazer algo específico para não perder OPORTUNIDADES.


Interessados que quiserem mais informações (visualisar tela do sistema), por favor, entrem em contato (danielvc@gmail.com).


Um cordial abraço a todos e o meu Muito Obrigado (Sea) pela oportunidade,


Daniel V. C. (aka BearNaked)

Índice Futuro 58.450

Foi a partir daí que houve a recuperação de praticamente 5.000 pontos (que já se dissiparam) .

É o fundo a ser batido, linha do pescoço (ou já é o suvaco?) e mesmo com algumas "violinadas" ele não deve ser perdido assim facilmente. Mas de onde virá a defesa dos touros ninguém sabe. A vaca ainda não foi para o brejo - e se foi, por enquanto, não está atolada na lama!!

Com esse aumento de ontem na Selic, mesmo com a pressão dos índices inflacionários, nominalmente os juros ficaram atrativos (em termos reais se mantiveram altos). Qual gringo para trazer seu dinheiro para colocar na bolsa com esta renda fixa extraordinária?

O grande problema é o serviço da dívida que também sobe... e como a relação divida x PIB pode ser afetada com as perspectivas de redução no ritmo de crescimento mundial.


Junte a tudo uma pitada de "imbroglios" politicos-econômicos em ano de eleições, e a mistura fica explosiva! A maior esperança, no momento, está na figura do Meirelles. Se a sua reputação não for suficiente para dar credibilidade ao país...



^v^

23.7.08

BC eleva juro para 13%

Na tentativa de combater a inflação, o Banco Central tomou hoje uma decisão mais agressiva de política monetária, elevando a taxa básica de juros brasileira em 0,75 ponto porcentual, para 13% ao ano. Nas duas últimas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), realizadas em abril e junho deste ano, a Selic foi elevada em 0,50 ponto, cada. A decisão de hoje surpreendeu a maior parte dos economistas, que previa manutenção desse ritmo de alta nos juros. Além disso, foi a maior elevação em uma reunião desde novembro de 2002 - quando a Selic subiu de 22% para 25%.

A decisão do Copom reflete a preocupação com a alta dos preços no País. Para o mercado financeiro, por exemplo, a inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve superar o teto da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para este ano, de 6,5%. Segundo a última Pesquisa Focus, compilado das principais projeções macroeconômicas de instituições financeiras, divulgada pelo Banco Central na última segunda-feira, o IPCA deve encerrar 2008 em 6,53%. O centro da meta da inflação para 2008 é de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.


Notícia


Que periodicidade é esta???



É a que estou testando no STS 2.0... e os resultados... deixa pra lá!

Perdeu a LTA e já fez até pullback! Com cara de que vai completar o OCO... e depois da "cara", cabeça e do ombro... não pode perder a linha do pescoço... a esta altura o índice já aponta para o "suvaco".

Mas um OCO no suporte... em plena tendência de baixa?

Será que estou vendo coisas e imaginando algo absurdo?

Isto não está me cheirando bem... preciso rever meus conceitos! ;-)

^v^

Pergunta do dia

Qual será o corte do Copom nos juros? 0,5%... 0,75%... 1%???

Eu fico no meio... acho que podem arredondar a Selic para 13% aa...

e Salve o Meirelles! Nosso baluarte da credibilidade na condução da politica monetária.

Olha, se não fosse ele e a "independência" do Bacen, nossa estabilidade econômica estaria tão ameaçada quanto os índices inflacionários. Sem falar no oportunismo dos mandantes do Planalto, que sutilmente insinuam que taxa alta em ano de eleição pode prejudicar o governo.

Enquanto isso o preço dos atacados subiu mais de 17%, eles corrigem os títulos publicos pós-fixados pelo índice do consumidor, e o IGPM acumulado em 12 meses já passa de 13%...


^v^

22.7.08

Figuras, Espelhos e Simetrias


Topos (linhas pretas) e fundos (linhas vermelhas) cada vez mais baixos... desde o balão de São João - que se esborrachou no chão - aos 58.500, para cumprir a projeção em um repique no final da época de festas "Julinas"! Foi até 63.400, recuperando quase 5 mil pontos!

E vem chegando AGOSTO... balões, diamantes, figuras de reversão... um OCO de 5.000 no suporte do último fundo... mas a perda da neckline poderia levar o índice abaixo dos 54k? Segura!!!

Tomara... e que a crise financeira mundial tenha solução rápida (faz tempo que estamos nessa torcida) os bancos americanos parem de dar prejuízo, o Fed não precise socorrê-los, o DOW se sustente acima de 11k e a Europa resista aos abalos sísmicos para o Brasil seguir sua trilha sem interferências. Mercado lá fora subiu bem hoje, mas a Bovespa ficou "descolada"!!!

Qual agência ainda falta nos dar o IG? Se pelo menos as outras não rebaixarem nossa classificação de risco já estaremos no lucro. Com o Copom aumentando os juros na reunião a partir de amanhã, a porta de entrada para o capital estrangeiro vai continuar arrombada: RF!

Se esta turma que comanda o país não fizer muitas (outras) besteiras... o custo do serviço da dívida acaba saindo barato! :-)

^v^

STS 2.0


Neste suporte aí, no mínimo, as vendas devem ser encerradas momentaneamente. E uma compra com stop curto em 60.200 pode até funcionar! ^v^

Estamos lá no Fórum Monitor

17.7.08

Sobre os Trading Systems

Como falei, com relação ao STS o Ed Seykota foi uma inspiração, o Master Chief meu grande incentivador - pena que agora ele está enfiado em um banco, com certeza ganhando muito para si e seus patrões, e pouco pode participar dos fóruns com a carga de 13 horas de trabalho que me falou outro dia no MSN. De qualquer forma, volta e meia ele ainda me passa alguns artigos para eu editar no site.

Além destes dois, o Bancotario acrescentou muito conhecimento (pelo menos tentou, rs), no que diz respeito às projeções de fibo - assunto que ele é um verdadeiro mestre. A definiição dos alvos (e eventuais pontos de inflexão) agregaram muito valor aos resultados que tenho percebido. Talvez eu não faça (certamente não) exatamente como ele me ensinou - o problema é do mau aluno! Mas do jeito que eu entendi procuro aplicar à minha maneira. E é assim que todos devem fazer, seguir seus perfis, interpretações e modos de operar.

Um trading system é algo muito pessoal, e os traders que encontram um modelo robusto e lucrativo geralmente escondem suas técnicas. Aquilo que realmente tem valor não pode ser doado assim sob risco de perder sua efetividade.

Não pensem que o STS é imutável. Eu comecei compartilhando ele enquanto desenvolvia meus estudos e, de uma forma ou outra, fui ajustando e experimentando sua aplicação, colhendo os resultados e publicando no blog, inicialmente, o que venho dando continuidade aqui.

Neste momento, ainda tenho a "carcaça" original - que coloco nas postagens , com algumas adaptações (calibragem das médias, etc) mas como tudo muda, também tenho evoluído com ele em minhas necessidades e objetivos. A versão final - se é que haverá uma - eu preservo apenas para minhas operações ( na verdade, eu diria versão atual, o STS 2.0). Depois da 1.0 veio a 1.1, em seguida a 1.2, 1.2.1, e a 1.3, antes de passar para a 2.0.

As mudanças basicamente estão na periodicidade, escolha das médias e algum aperfeiçoamento nos inputs. Não posso, nem devo, sair abrindo assim suas particularidades impunemente enquanto estiverem nesta fase experimental. Mas adianto que contempla algumas diferenças significativas no que tange às tomadas de decisão: money management, position sizing e risk control.

O modelo que eu continuo fazendo acompanhamento aqui no fórum tem um cunho didático, com a finalidade de mostrar que cada um pode criar seu próprio sistema. Depois de encontrá-lo, que guarde para si, use em suas operações, e precisando de um suporte estamos aqui para ajudar e orientar na maximização de seus resultados.



Deixo aqui a foto das 1315, indicando onde foi o ponto de venda - candle das 11hs, aos 62.050. A perda da média verde (divisor de tendência) pode confirmar ainda mais a "virada do mercado". Ela semre impõe algum suporte (ou resistência) aos movimentos, mas desta vez o INDFUT está passando direto por ela. Conservativamente, convém deixar um stop em 61.400 para não devolver os ganhos e evitar um "violino" - do qual nunca estaremos livres.

Mas, até o momento, o STS segue vendido.

Abs ^v^

Novo Recrutamento: Trainee Trader

Equicapital is inviting highly motivated candidates to apply for its unique Trainee Trader Graduate programme.

We are an equity trading firm specialising in proprietary online trading.


Equicapital provides only a few select places on its graduate programme. This highly selective approach ensures that our graduates are given a highly personalised level of training, from successful professional traders, with many years of experience.

We have developed a comprehensive online graduate training programme which is unique. The programme is highly focused on the individual and concentrates on developing the graduates own trading style.

This highly personalised approach is unique. Successful graduates will work closely with their tutors for several months. Graduate training concentrates on fundamentals, an understanding of technical analysis plus the opportunity to test these developing skills in simulated markets.

A Business related or mathematics degrees are preferred but not essential.

Previous experience is not required. However a highly motivated and dynamic professional who works well under pressure is essential. Successful candidates will be extremely focused and determined individuals who thrive in a meritocracy.

email: equicapitalllc@yahoo.com

16.7.08

Índice Futuro


O índice está "meio" congestionado neste pequeno triângulo simétrico intradiario, e começa a querer romper para cima, onde acredito que a tendência possa firmar com a superação da máxima de ontem em 62.300!

Mas o Ibovespa vai precisar da "ajuda" de Vale e Petro, que ,até o momento, estão "mal na fita", com perdas na ordem de -1,80%. Se não inverterem dificulta a evolução do índice - com o peso de 1/3 que representam na sua composição!

Quem está segurando as pontas por aqui, hoje, são os nossos sólidos bancos, do mesmo sistema financeiro internacional tão abalado com a crise que começou nos EUA. BBDC, ITAU e UBBR valorizam acima de 4%!

Com o real forte e apreciado, juros altos e um setor bancário bem estruturado, a entrada do dinheiro gringo fatalmente tende a ser por esta porta. Com as ações depreciadas fica até convidativo montar carteira, mas ainda não se sabe se este fundo na faixa dos 58k será de fato o derradeiro...


Sigo atualizando o mercado no Fórum Monitor Financeiro


15.7.08

Zarautz no Monitor

Depois de voltar das férias, o Zarautz fez uma postagem no Monitor Investimentos transcrevendo um email recebido de um familiar que trabalha em um grande banco estrangeiro, na área de fusões e aquisições:

Márcio,


você deve estar lendo isso e muito mais, mas me ocorreu repassar-lhe este email, pelo menos como curiosidade. É de futurologia, o que é sempre precário, mas acompanhar furacões no Oceano Atlântico antes de chegarem às costas da Flórida também é futurologia, apesar de hoje muito desmistificada com o uso de algumas ferramentas básicas, como fotos de satelite e coisa parecida. O texto que segue tem como autor um conhecido professor de economia aí do Brasil, e foi enviado pelo Ricardo, nesta minha volta das férias.



Um abraço


E logo após as Olimpíadas...

Uma forte desaceleração da economia mundial tornou-se inevitável; há quem diga que o pior virá depois de agosto

OS CHINESES são muito supersticiosos. A abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim se dará num dia 8, número perfeito. De agosto, mês 8. De 2008. Pelo que sei, às 8 horas, 8 minutos e 8 segundos. Se depender da numerologia, dará tudo certo.

Não obstante tanta sorte encomendada, há uma dúvida crescente sobre o depois. "Após as Olimpíadas", me disse, compenetrado, o diretor de commodities da poderosa Bolsa Mercantil de Chicago, "tudo será diferente; é outra coisa". Mesmo? Uma sombra se espalha sobre o que pode ocorrer na China e na economia mundial.

As cotações da Bolsa de Xangai não respeitaram a Olimpíada: cravaram 50% de queda em relação ao pico do índice, ao final de 2007. E as Bolsas americana e européia fecharam o pior semestre em muitos anos. O resultado de ontem continuou muito ruim. Uma forte desaceleração da economia mundial tornou-se inevitável. O nome é conhecido: estagflação.

O cenário atual - "lúgubre", como diria conhecido economista - não estava nem nas piores expectativas de Alan Greenspan, quando usou a expressão "Nova Economia" para descrever a bonança que se desenhava até a virada do milênio.

Greenspan acreditou, ou disse aos outros que acreditava numa nova força estabilizadora dos ciclos econômicos, capaz de deter as caídas recessivas ou depressivas, com injeções cuidadosas de liquidez e juros bem baixos. O Fed usou essa "pedalada" de juros para esticar a fase eufórica da economia americana várias vezes em sua gestão à frente do Board (1987-2005).

Vozes críticas aos excessos de liquidez, como a de Paul Volcker, seu antecessor no Fed, foram caladas pela mídia, diante das definitivas explicações do mago Alan sobre como a vibrante economia mundial conseguira o "match" perfeito, entre americanos consumindo, guerreando e se endividando, enquanto asiáticos produziam as manufaturas e financiavam os "bonds" do Tesouro dos EUA. Como atores coadjuvantes, nações provedoras de commodities minerais e agrícolas - como o Brasil, a Austrália, o Canadá, a Argentina e a Rússia, além de países ricos em petróleo- entraram em cena produzindo mais e forrando-se de dólares em suas reservas. Mesmo o Brasil, secularmente desatento às oportunidades mundiais, foi literalmente "atropelado" pelo sucesso, a partir de 2003.

Sorte de Lula!

Só não combinaram com o sistema financeiro para moderar suas apostas no futuro. O lado cruel do ciclo econômico mostrou sua cara quando os compromissos dos americanos com o pagamento de imóveis financiados a perder de vista, com prestações reajustáveis pela inflação, passaram a explodir o orçamento do endividado cidadão. O recuo da construção civil nos EUA se generalizou em 2007 e os números do desemprego, agora, se espalham.

Como quase sempre ocorre na fase do ajuste, os custos de produção repicam para cima mas as receitas futuras das empresas encolherão. Com a rentabilidade esperada em baixa, tome desemprego...

Para fazer seu dever de casa, os bancos americanos e europeus precisam se recapitalizar, face às suas posições alavancadas e suas apostas temerárias. O Fed já gastou meio trilhão de dólares socorrendo o sistema bancário.

A onda inflacionária que bate na economia brasileira é só a parcela inicial da conta do ajuste mundial que o sucessor de Greenspan terá que manejar. Há quem diga que o pior, só depois de agosto.

Paulo Rabello de Castro

14.7.08

Novos Artigos no Monitor

Não deixem de dar uma passada pela seção de artigos do MI. Tem muita coisa nova enviada pelos colaboradores do Monitor Investimentos.

E o Monitor dos Blogs agora também está lá, com as melhores postagens dos principais parceiros do MF.net!!!

Ainda estamos formatando os cursos, e já existe a programação de um treinamento básico para o mês de setembro. Já tivemos algumas pré-inscrições, e os primeiros vão fazer jus a um desconto de 20% no investimento! FAÇAM SUAS INSCRIÇÕES AQUI!!!


Enquanto isso os cadastramentos no site vão aumentando diariamente e a turma já está participando mais efetivamente do Fórum Monitor Financeiro, onde temos feito um acompanhamento intradiário da bolsa de valores. Além disso o Marco Aurélio vai incluindo conteúdo no Grupo de Estudos Livres, e eu tenho atualizado as indicações do STS no grupo de Sistemas Operacionais, sempre que surge alguma novidade no mercado futuro do Ibovespa.

Eu que devo desculpas ao pessoal dos blogs porque tenho andado sem muito tempo para me dividir entre tantas funções, e acabo não podendo dar a atenção que gostaria ao Seagull Trading. Assim vai ficar difícil terminar o livro... mandem suas sugestões e matérias com as propostas de assuntos que gostariam que fossem abordados para ver se a coisa ganha corpo e eu me motivo a dedicar mais tempo ao projeto.

O foco central continua sendo o mercado financeiro, as experiências que vivenciamos, e a montagem de Trading Systems! O STS vai ter um capítulo a parte. Caso eu consiga dar conta do recado no prazo que estabelecemos como meta!

Keep Trading!!! Bolsa em baixa também oferece boas oportunidades!!!

Na compra e na venda! ;-)

^v^


11.7.08

Salve Meirelles

Em meio a tudo isto que estamos presenciando - polícia prende, justiça solta; inflação disparando por falta de controle nos preços e gastos públicos; problemas políticos de todos os tipos... o que nos salva neste momento é termos a figura do Henrique Meirelles no comando do Banco Central, e uma relativa autonomia na condução da política monetária. Vem mais aumento nos juros por aí...

Dependessemos desta turma que se apropriou do Planalto, até o recente grau de investimento estaria correndo sérios riscos! E o maior de todos os "oportunistas" disse para quem quisesse ouvir que o maior receio dele ser condenado estaria na "primeira instãncia". Depois disso o STJ e STF estariam "no bolso".

Acho que muita coisa podre ainda deve vir à luz do conhecimento público. Entre bandidos e mocinhos, quem se salva nesta história?

E como a coisa lá fora não ajuda... imagina dizerem que um banco é "grande demais para quebrar"! Sinal de que já quebrou!

Cuidem-se... e de seus patrimônios!!! ^v^

9.7.08

O começo de um novo ciclo?

Ainda é cedo para se dizer o que virá depois da crise - afinal, ainda não se sabe o tamanho nem a duração dessa dor de cabeça que assola o mercado, que já provou ser mais que uma “turbulência. Analisando a história econômica do século XX, Edward Amadeo, sócio da Gávea Investimentos, discute hoje no Valor a possibilidade de estarmos presenciando o início de um novo ciclo, onde as economias se fechariam mais, ao contrário do que aconteceu nas últimas décadas.

O super-boom dos anos 90-00 acabou. É difícil dizer se os próximos anos serão mais parecidos com os últimos 10, ou os 20 anteriores. Mas vale lembrar que a economia mundial e os países passam por fases de sucesso, estagnação e crise que podem ser longas. Se a crise financeira dos Estados Unidos e o processo inflacionário em curso refluírem nos próximos meses, é bem possível que o aperfeiçoamento do modelo atual nos faça voltar a um período de sucesso em mais um ou dois anos. Mas se houver um recrudescimento das crises, o prazo para lamber as feridas será longo, e há o risco das economias se voltarem para dentro outra vez para lidar com a ameaça externa do capital, dos bens e das pessoas importados.


O artigo na íntegra pode ser lido aqui.

7.7.08

Seagull Trading: um novo Livro!?!?

Depois de algumas sondagens e inúmeros incentivos durante estes últimos tempos para escrever um livro, recebi hoje uma proposta muito interessante que me levou a refletir bastante sobre o assunto.

Acima da "tarefa", do "ônus" e o "bônus" de assumir mais esta função, levando em conta a demanda que o novo portal esta exigindo, a maior motivação foi o apoio que recebi de um colaborador estrangeiro, que se dispôs a compartilhar os trabalhos. Sem falar nas condições oferecidas pela editora para materializar o projeto...

Enfim, concordei em pensar melhor sobre o assunto, mas nada está ainda definitivamente fechado! Basicamente depende de mim, caso eu encontre tempo para escrever, ordenar e compilar tudo que possuo em meus arquivos, de forma a reunir um material que (me leve a crer) possa ser útil à comunidade financeira e, principalmente, aos novos investidores.

Caso eu chegue à conclusão de que o conteúdo é relevante e exista um bom diferencial ao que já está disponível nas prateleiras e estantes virtuais das livrarias, quem sabe...

Logo torno a falar sobre o tema... o escopo já está de certa forma desenhado, mas deixo aberta, como sempre, a janela para os leitores e amigos contribuirem com textos, propostas e sugestões do que gostaríam que fosse incluído nesta primeira edição, retribuindo cada um com os créditos pelo material e idéias que forem incorporadas!

Grande abraço ^v^

3.7.08

As boas pagadoras de dividendos

À pedido do Lívio Nakano, vou editar aqui uma matéria da revista IstoÉ - Dinheiro, que aponta em números quais foram as empresas com ações negociadas em bolsa que foram as melhores no quesito "distribuição de dividendos" ao longo dos últimos 10 anos.

Cabe aqui antes uma ressalva de minha parte, porque na tabela apresentada eles relacionaram o valor absoluto pago em dividentos referente ao lucro auferido pelas empresas durante os exercícios fiscais considerados no período de amostragem.

No meu entendimento, mais importante do que estes valores isoladamente, o que se torna representativo é, acima de tudo o Dividend Yield. Isto só é comentado no final da matéria, sem uma tabela comparativa entra as ações, que espelhe com maior fidelidade o quando rendeu o investimento do acionista, uma vez que o DY associa o preço da ação aos proventos pagos, e isto muda a cada ano, em fução das cotações de mercado e projeções de lucro.

Além do valor pago em dividendos, o investidor deve considerar a periodicidade na distribuição, que pode variar conforme a política de cada empresa. Há quem pague dividendos anuais, semestralmente, a cada três meses (como a Gerdau) e até de forma mensal, como é o caso de alguns bancos (Itau e Bradesco, notadamente)

------------------------------------------------------------------------------

Muita gente anseia por uma aposentaria tranquila, somando aos benefícios do INSS os dividendos recebidos com suas ações. Existem empresas generosas com seus acionistas na distribuição de seus lucros. Elas repartem uma parcela maior do que os 25% obrigatórios do lucro líquido. Suas ações são ideais para quem não quer saber do dia-a-dia do mercado e precisa de uma boa renda para viver.

A consultoria Economática fez um levantamento sobre as 20 empresas que mais pagaram dividendos para seus acionistas nos últimos dez anos. De 1997 a 2007, as 20 melhores pagadoras destinaram aos acionistas R$ 187,1 bilhões de um lucro líquido total de R$ 449,3 bilhões. Os números foram atualizados pela inflação. Em média, o chamado pay out (parcela do lucro reservada para distribuição) foi de 41,6%. Algumas empresas chegam a distribuir muito mais do que o lucro auferido. É o caso da Telesp, primeira no ranking, que entregou 19,4% a mais do total do seu resultado. Nesse estudo, foram retiradas as companhias que deram prejuízo em alguns desses anos.

Afinal, quando se pensa em dividendos, o importante é a consistência no longo prazo.

Um dos primeiros fatores que saltam aos olhos é o lucro líquido. Quanto maior ele for, mais o acionista irá receber, certo? Errado. Ter um resultado excepcional não é sinônimo de melhor divisão. As empresas colocam na ponta do lápis quanto do lucro precisam reinvestir no seu negócio para continuar gerando resultados. Petrobras e Vale são casos típicos da necessidade constante de reinvestimento na aquisição de novos maquinários para extração das matérias-primas. Acumularam lucro de R$ 163,7 bilhões (Petrobras) e R$ 73 bilhões (Vale) nesses dez anos. Mesmo assim, aparecem na 11ª e 18ª colocações entre as boas pagadoras. Por outro lado, a Eternit, que lucrou R$ 708 milhões, devolveu 104,7% ao investidor.



Outro critério que o investidor pode utilizar é analisar o chamado dividend yield, que mostra a porcentagem do dividendo pago sobre o valor da ação. “O dividend yield ajuda o investidor a escolher empresas conforme a expectativa de ganho. As maiores pagadoras são as transmissoras de energia. Levando- se em conta o IBrx do ano passado, a Transmissão Paulista (13,81%), a Eletropaulo (11,69%) e a CPFL (9,68%) foram as que mais pagaram por esse critério.


Fase ruim essa...

Assim foi o lacônico comentário da minha amiga Patrícia, brilhante colaboradora do blog Seagull Trading, que resumiu de forma clara como poucos (prolixos e eloquentes analistas ?) seriam capazes.

Deixo aqui uma ressalva de quem sempre me posicionei como um investidor (ou trader) que simplesmente compartilha seus estudos. Procuro evitar passar a idéia de estar dando "recomendações", sugerindo posicionamentos e, muito menos, dando "dicas" sobre como investir seu capital. Considero-me o maior dos isentos e descompromissados entre os colaboradores da comunidade financeira. Há quem diga, inclusive, que eu fico em cima do muro. Temos que manter a responsabilidade sobre nossa conduta e cuidado com a capacidade de influenciar os mais desavisados.

Ora, para bom entendedor meias palavras bastam! Quem seria eu para tomar decisões pelos outros... no máximo, exponho minhas leituras do mercado, cada um que interprete e aja conforme sua natureza e perfil operacional. No curto, médio ou longo prazo, a renda variavel vai ser eternamente um investimento que embute riscos.

Desta forma, como sou um admirador de primeira hora da Patrícia, sempre me alongo nos comentários em followup às suas considerações. E penso assim: Do mesmo jeito que a bolsa subiu por muito tempo esta fase ruim também vai passar.

O que não surpreende é a posição de muitos "analistas", agora recomendando ficar fora do mercado e longe das ações: por que não disseram isso aos 74 mil pontos do IBOV, quando incentivavam investimentos em renda variável ante projeções da bolsa aos 100.000 pontos?

Pois é... o balão foi subindo... subindo... uma hora a "bucha" teria que apagar. E como o ar frio não dá sustentação... ela caiu!

Ainda bem que sempre trabalhamos o mercado dentro da realidade, com estratégias conservadores e limitando nosso risco. Entendeu a razão de recomendar (isto é uma boa dica) apenas 20% do freefloat em renda variável?

Uma perda de 15% no capital alocado em ações representa muito pouco ao patrimônio total... e sendo elas de primeira linha, para quem tem objetivos de longo parazo, dá para ficar tranquilo, esperando até uma oportunidade de aumentar os lotes a custos e cotações mais baixas - já que um dia tudo volta.

Pode demorar, mas, para quem espera viver muito, ainda vai poder colher bons frutos com estes ativos: PETR, VALE, GGBR, CSNA, BBDC, ITAU...

O ideal seria ter realizado todo o lucro, apropriando os ganhos para recompor a carteira mais embaixo... mas como não temos bolas de cristal: ações de boas empresas (pagadoras de dividendos), money management e controle de risco.

Com estas quedas tem muito papel ficando com dividend yield interessantíssimo!!! Isto paga quase o mesmo que uma renda fixa... mas as cotações em mercado continuam perdendo valor. A sabedoria diz que devemos esperar primeiro parar de cair para comprar mais. ;-)

Mas, depois da perda de diversos suportes no gráfico, estamos agora pelo patamar psicológico dos 60K... números redondos são sempre significativos. O índice indo a 59.900 é muito diferente de estar acima de 60.000... não foi por nada que os comerciantes e marqueteiros adotaram o preço de 1,99 para dinamizar suas vendas!!!

Abs ^v^


Mais no Fórum Monitor Financeiro


2.7.08

Ibovespa tem a 3ª maior queda do ano

Mais um recorde do petróleo, indicadores econômicos norte-americanos ruins, expectativa com o relatório do mercado de trabalho nos EUA, ameaça terrorista e, principalmente, fuga de investidor estrangeiro no Brasil levaram a Bolsa de Valores de São Paulo a registrar sua terceira maior queda porcentual do ano e atingir o menor patamar de pontuação desde 31 de março (60.968,1 pontos), ou seja, em mais de três meses.

O Ibovespa, principal índice, encerrou a sessão em queda de 3,61%, aos 61.106,2 pontos, a maior variação negativa desde a queda de 5,01% em 19 de março. O índice oscilou entre a mínima de 61.028 pontos (-3,74%) à máxima de 63.945 pontos (+0,87%). Em apenas dois pregões de julho, já acumula perdas de 6,02%. No ano, a queda é de 4,35%. O volume financeiro negociado hoje totalizou R$ 6,314 bilhões.

Em Nova York, o índice Dow Jones encerrou em queda de 1,47%, o S&P caiu 1,82% e o Nasdaq perdeu 2,32%. No início do dia, até parecia que o terror daria uma trégua aos mercados e as bolsas arriscaram operar em alta, ajudadas pelo anúncio do Deutsche Bank de que não precisará de novos aportes de capital para equilibrar sua posição financeira. Só que esse quadro logo mudou com os indicadores ruins e com as declarações do secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson. Em Londres, ele afirmou que os bancos precisam de dinheiro novo, o que serviu de contraponto ao anúncio do Deutsche.

Continua em Monitor Investimentos/notícias

1.7.08

London Calling

Neste último final de semana conversei com um amigo que trabalha na City londrina, em um grande banco de investimentos. Eu sempre acho muito interessante este tipo de conversa, pois permite que analisemos um outro ponto de vista - não necessariamente correto, é bom que se diga - sobre a conjuntura brasileira. Destaco alguns pontos:

Mercado imobiliário: Os estrangeiros estão apostando na continuação da alta dos imóveis, apesar da recente explosão nos preços. Para eles, a longo prazo, ainda é um ótimo investimento. (Tanto é verdade, que o motivo da vinda desse amigo ao Brasil foi procurar alternativas de investimento na área...)

Juros e crédito: Não acreditam em uma alta mais forte. As projeções giram em torno de um teto de 16%, apesar da inflação. Ao mesmo tempo, apostam numa expansão ainda maior do crédito, que continuaria impulsionando a economia - e o próprio setor de imóveis, daí a aposta.

Bolsa: Na opinião dele, o Brasil escapa quase que ileso da crise, a não ser que a coisa desande para uma catástrofe no mercado global. Seu argumento é que os estrangeiros não têm onde realocar o dinheiro que está saindo das bolsas européias e americanas. A saída de capital da Bovespa em junho seria, portanto, pontual. Por outro lado, ele acha bem possível uma queda bem forte DEPOIS da crise, quando a situação melhorar e o capital especulativo voltar a um porto seguro.

Petróleo: Enquanto durar a crise, o céu é o limite, está todo mundo correndo para ele - e para outras commoditties.

Comentário meu: Como eu disse a ele, apesar da economia tentar cada vez mais se transformar em uma ciência exata, com modelos econométricos avançadíssimos, ainda há vários fatores incomensuráveis. A peculiriaridade econômica do Brasil é uma delas, por isso acho que há um certo exagero no otimismo. Na minha opinião, o crédito pode se tornar sim um problema, caso os juros subam forte em algum momento. Ora, a gente sabe que uma subida forte pode levá-los prav cima dos 20% - estavam lá há poucos anos - e como a inflação vem crescendo, nunca se sabe. Afinal, este ano já foi pro espaço, em termos inflacionários, e, no ano que vem, os preços controlados ainda sofrerão o impacto desse IGPM assustador de 12%... Quanto à bolsa, a gente sabe que a volatilidade aqui é de deixar qualquer um de cabelo em pé. Por enquanto está segurando legal, mas a gente já viu - este ano mesmo - devolver 15, 20% em uma semana. De qualquer forma, achei bem interessante essa teoria de que ela seguraria por agora e enfrentaria uma saída de capital no fim da crise. Se acontecerá ou não, só o tempo dirá, mas que faz sentido, faz...

Imagem


Não sei se esta tela vai ser publicada com a animação.

Mas além de compartilhar seus estudos no Fórum MI, contribuindo para facilitar a busca por ativos com boas oportunidades de ganhos nas ações menos badaladas da Bovespa, o Ostromaníaco (aquele nosso amigo da confraria...) nos brindou com esta bela imagem do vôo solidário de duas gaivotas...

Complementando esta "pintura" eu transcrevo aqui uma curiosidade sobre o porquê da figura em "V" que estas aves desenham quando se deslocam em grupo:

Nos bandos de gaivotas (Flock of Seagulls) não existe apenas um LÍDER... na verdade, a cada instante, uma ASSUME a posição de número 1, para guiar o grupo e ditar o ritmo. Quando a que está na frente se cansa, e começa a reduzir a velocidade de cruzeiro, uma outra toma seu posto imediatamente e procura acelerar para manter o mesmo deslocamento no espaço em relação ao tempo.

E assim vão se alternando... uma puxando pelas outras, que não podem ficar para trás! Turma solidária essa!

Não bastasse morarem nas encostas das ilhas, dominarem com maestria os ventos, beneficiando-se das correntes de ar, ainda se alimentam só de coisa boa: fresh sashimi!!! Aquele pescado maravilhoso recém tirado do mar.


..........^v^ ........................ ^v^

..............^v^ ................ ^v^

..................^v^.......... ^v^

.....................^v^.... ^v^

..........................^v^

O que isto tem a ver com o mercado?

Quem lembra do texto no MF.net: A luta é diária e as chances de vencer as batalhas aumentam quando todas as forças se unem!!



Thats it ! Abs ^v^