Plus500

11.9.09

Brasil sai da recessão

Tecnicamente... com esses novos dados do PIB para o 2º trimestre.

A recessão técnica, de acordo com economistas, configura-se quando uma nação registra contração da economia por dois trimestres consecutivos. No Brasil, isso ocorreu no quarto trimestre de 2008, quando o PIB ficou negativo em 3,6%, e no primeiro trimestre deste ano, quando a retração foi de 0,8%. Como o país cresceu, segundo os números apresentados hoje pelo IBGE, estamos de fato livres da crise?


Na comparação anual, no entanto, o PIB ainda mostra retração: queda de 1,2% sobre o segundo trimestre do ano passado, quando a economia ainda não havia sido atingida pela crise financeira mundial.


Então, nossos problemas acabaram...???

Agora só falta combinar com o resto do mundo para resolver a questão dos empregos, moradias e o deficit nos EUA (com todo aquele dinheiro fabricado) - bem como na Europa - além de assegurar a manutenção do crescimento na China.

São essas as peças que ainda faltam para fechar o quebra-cabeça!

3 comentários:

trix disse...

"O Brasil ainda não saiu da crise"
Apesar do fim da recessão, vice-presidente da ACSP lembra que o setor produtivo ainda opera bem abaixo do patamar pré-crise

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira que o PIB (soma das riquezas produzidas por um país) registrou crescimento de 1,9% no segundo trimestre em relação aos três meses anteriores. Considerado o tamanho da crise que abalroou a economia mundial nos meses anteriores, este é, sem dúvida, um motivo para comemoração. O vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Roberto Macedo, afirma, no entanto, que ainda é cedo para afirmar que o Brasil saiu da crise. Economista com passagens pelo Ministério da Fazenda, BNDES, BID, Banco Mundial, Fipe e Ipea, Macedo diz que a indústria e a agropecuária ainda trabalham em patamares bem inferiores ao período pré-crise, explica onde estão os gargalos da economia e dá sugestões para o país dar um novo salto.

A velocidade com que a economia brasileira saiu da crise surpreendeu?

Roberto Macedo - O Brasil ainda não saiu da crise. O PIB cresceu no segundo trimestre, mas havia caído 0,8% nos três primeiros meses do ano e 3,6% no quarto trimestre do ano passado. Então o setor produtivo ainda opera bem abaixo do patamar pré-crise. Economistas criaram o consenso de que recessão é quando o PIB de um país cai por dois trimestres consecutivos. Por esse conceito, realmente saímos da recessão. Mas essa não é a melhor forma de enxergar a situação atual. A recessão causada por essa crise pode ser comparada à queda em um buraco. O Brasil chegou no fundo no primeiro trimestre e agora se encontra escalando esse buraco pelas beiradas. O país vai sair de lá em breve, mas isso ainda não aconteceu.

Leia os principais pontos da entrevista
http://portalexame.abril.com.br/economia/brasil-ainda-nao-saiu-crise-497845.html

Anônimo disse...

Eu penso que a gente deveria mandar o Mantega para eles.

Austral

Anônimo disse...

E vem aí a taxação da poupança acima de 50 mil...