Plus500

3.9.09

Riqueza mais do que preciosa



Vale muito mais do que ouro, uma pedra mais cara e rara do que muitos diamantes. E só é encontrada aqui, no subsolo do Brasil.



Turmalina Paraíba: recebeu esse nome, pois as primeiras gemas foram retiradas no interior da Paraíba. Em 1981, o mineiro Heitor Barbosa começou a cavar minas abandonadas num dos solos mais pobres do país, em São José da Batalha. Tinha o sentimento de que iria encontrar algo “completamente novo”. Cinco anos e meio depois de escavar o primeiro buraco em solo árido, teve os primeiros indícios de que poderia haver turmalinas nos túneis de até 60 metros de profundidade. Foi encontrado finalmente uma pedra que redefiniu o azul, a chamada turmalina Paraíba. Com o detalhe que a torna ainda mais preciosa, não existe em nenhum outro lugar do mundo.

Em 1989 foi o ano que foram descobertos as maiores Turmalinas Paraíbas, uma grande renovação no mundo gemológico já que a 300 anos não se encontravam uma nova pedra.

Apenas 1 quilate de Turmalina Paraíba pode chegar a U$ 50 mil. Ela é uma gema utilizada por grandes grifes mundiais, como a MCGemas, Amsterdan Sauer, H. Stern, Dior e Tiffany & Co. UK.

O Brasil, que se destaca por suas riquezas naturais, tem em terrenos áridos e “sem vida” o que há de mais precioso no mundo.

Enquanto isso, os políticos gananciosos ainda ficam discutindo por causa de um óleo poluente adormecido a mais de 6 mil metros de profundidade, no meio do oceano... sem falar que em mais alguns anos (ou décadas), até conseguirem a plenitude de sua exploração (?), o petróleo estará fadado ao abondono por questões ambientais, e novas fontes de energia limpa estarão disponíveis a custos bem inferiores.

Pré-Sal: A riqueza descoberta por um telescópio apontado para o passado... visando o futuro (próximas eleições) com um pensamento arcáico e os olhos no retrovisor.

Um governo demagógico e populista, que compra os votos com "bolsas-esmola", e impõe regras ultrapassadas para exploração dos campos de petróleo em regime de partilha, fórmula utilizada por países autoritários e de baixo IDH. Estamos cada vez mais perto da África... isso é, ou não, a vontade dos nossos mandatários?

Nenhum comentário: