Plus500

14.9.09

Energia do Futuro

A cada dia (ou como faziam nas semanas antes dos exercícios de opções) o governo, na figura da antiga ministra de Minas e Energia - que agora é Chefe da Casa Civil e candidata à sucessão - a turma da ANP, ou até mesmo o presidente da Petrobrás, vem a público anunciar a descoberta de mais uma nova reserva de petróleo.

Hoje não foi diferente:

Petrobras encontra óleo em mais um poço na Bacia de Santos

A Petrobras informou nesta segunda-feira que comprovou a ocorrência de mais uma jazida de óleo e gás nos reservatórios do pré-sal do bloco BM-S-9, em águas ultra-profundas na região da Bacia de Santos. A descoberta ocorreu em um poço denominado informalmente de Abaré Oeste, a cerca de 290 km da costa do Estado de São Paulo, em lâmina d'água de 2.163 m.

Além disso, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse nesta segunda-feira que as reservas recuperáveis de petróleo da estatal devem chegar a 30 bilhões a 35 bilhões de barris dentro de três anos, graças às descobertas na costa brasileira.

--------------------------------------------------------------------

Curiosamente, um colaborador (El Cid) postou no Fórum Monitor, uma interessante matéria publicada no site Biodiesel BR:

Meio ambiente apressa pré-sal

O ritmo da exploração das reservas do pré-sal, estimadas entre 50 bilhões e 80 bilhões de barris de petróleo, nas próximas décadas, será influenciado por fatores que não dependem da vontade do governo brasileiro: a demanda internacional, o nível de reservas existentes e a mudança da matriz energética, cada vez mais voltada para energia limpa. Aos poucos, o uso dos hidrocarbonetos (petróleo e gás) como energia está sendo questionado. Por isso, o consumo de petróleo tende a ter uma queda ao longo das próximas décadas e, assim, a exploração do présal teria que ser acelerada.

A grande dúvida é se devem guardar o petróleo, porque os preços podem ficar mais altos; ou utilizar agora, porque as energias alternativas vão ganhar cada vez mais espaço?

Mudanças na matriz energética são fatos históricos. A era do carvão, que pontificou no século XIX e foi determinante para o progresso de Inglaterra e Alemanha, foi destronada pelo petróleo a partir do início do século passado, que impulsionou os Estados Unidos. Atualmente, a discussão sobre meio ambiente nunca esteve tão em voga.

Ainda na reportagem, Barack Obama é citado por lançar novos padrões de emissão de gases causadores do efeito estufa para veículos automotores e metas de eficiência no consumo de combustível, para ajudar a livrar os EUA de sua dependência de derivados de petróleo. O presidente americano se referiu ao plano como uma virada histórica em direção a uma economia de energia limpa. Ao mesmo tempo, o Brasil estimula o uso dos biocombustíveis, como etanol e biodiesel.

----------------------------------------------------------------------------

Eu acho que existem dois enfoques: um que faz apressar a exploração do pré-sal antes que a atratividade pelo óleo (e seu preço) diminua; outro que atrasa a pesquisa, o desenvolvimento e uso de novas fontes renováveis de energia.

O petróleo sempre terá muitas utilidades em outras áreas (i.e petroquímica), mas como combustível - e na composição da matriz energética, parece estar com seus dias (ou anos...) contados.

Para quem tem visão de curto-prazo (eleições de 2010) vale a pena comprar o risco de uma posição soberana e ufanista, colocar em prova o interesse dos investidores e parceiros, e apostar no blefe de ser autônomo em tecnologia. Acreditam que os atuais mandantes vão ficar para sempre no poder e receber o bônus - para compartilhar com o "povo" brasileiro (ou apenas seus aliados políticos?) - caso contrário, quem vai pagar a conta serão outros: todos nós!

2 comentários:

marie disse...

Excelente texto!
Eu estava pensando nisso, porque tanto investimento do petróleo se o mundo deveria buscar outras formas de energia!
No curto prazo, claro, eleições 2010, e a competente propaganda do nacionalismo.

Seagull disse...

Valeu Marie.

Como eu escrevi no fórum:

Parece que ainda estamos na idade da pedra. Tanto alarde por acharam mais lenha, mesmo sem terem descoberto como acender o fogo. Quando perceberem que esfregando duas pedras (lascadas) sai faísca, alguém já terá inventado o isqueiro, rs

Nada surpreendente para um governo que faz propaganda de um presidente que não estudou, não estimula o ensino, e deixa de lado os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, arriscando mais uma geração a ser dependente de esmolas em troca de voto.

Vamos comemorar!!!! E apoiar sua candidata... se não, param as obras (???).

Abs ^v^