Plus500

30.9.09

Essa é para aprender!

Realizar antes ou devolver lucros?

Sobre essa discussão, levantada no Fórum MI, eu tenho uma opinião formada. Não sendo o caso de um investidor buy and holder, o trader - especulador - sempre vai ficar sujeito a isto.

O que mais vale é seguir o plano, para não ficar depois com arrependimentos. Como no jogo de poker, se vc faz uma aposta certa, e perde porque o(s) outro(s) tinha(m) melhores cartas nas mãos, faz parte. Muitas vezes acontece de perder por jogar errado, ou ganhar menos do que poderia pelo fato de arriscar poucas fichas.

O que é pior (ou melhor)?

Entrar em uma ação na hora certa, experimentar uma valorização rápida, realizar o lucro, e ver o papel continuar subindo; ou, ao perceber uma subida instantânea - na ordem de 20 a 30% - em poucos dias, segurar a posição, não apropriando os lucros, e depois ver o ativo corrigir, devolvendo todos os ganhos ao mercado?

Por experiência própria, eu digo aqui para os amigos. Nesta recuperação eu acertei muitas vezes o exato ponto de saída. Em outras situações vendi antes. Não faltam exemplos, que comentei em tempo, como (apenas para citar algumas) foram os casos das entradas em BISA, a 1,99; MMX (2,80); BIC , FHER e MAGG (faixa de 5); GGBR (12); PETR (20); VALE (23)... todas - compradas nessa média - com resultados muito lucrativos, que mesmo depois de ter os seus ganhos apropriados continuaram subindo. Fazer o que? Do meu bolso este dinheiro não sai mais!

Em mim, dói mais quando vejo um papel estourar, não realizo o lucro, e fico vendo a cotação voltar.

Portanto, a mesma estratégia que considera os motivos de entrada, o ponto de compra, etc, deve contemplar um alvo, onde, a partir de então, passa-se a utilizar stops móveis. Mesmo assim ninguém estará livre de um violino (vivo ouvindo este som... rs).

Ou então segura as pontas e vai levando NON-STOP... ! ;-)

Abs ^v^

10 comentários:

Crono disse...

É Seagull.
Nada além de seguir o próprio método. Muito falado, pouco seguido e geralmente mal interpretado.

carla disse...

Vi aqui ou lá... Um texto teu refletindo sobre o que fazer quando vier a correção. Gostei muito, também estou pensando nisso. Gosto muito de mini-índice, mas minha corretora não disponibiliza no home broker. O jeito é alugar e deixar "garantia" alta... Acompanho sempre o Fórum de vocês. Mas não vou me cadastrar, aquilo lá é pra professor, e eu só estou aprendendo... hehe...

Anônimo disse...

Grande Seagull!

Em outras palavras: estabeleça uma estratégia e jamais deixe de cumpri-la.

Sobre o atual momento do mercado (Bovespa): está com cheiro de distribuição.

Saudações.

Wild

Seagull disse...

Crono,

Sempre digo que é melhor ter um plano ruim do que não ter plano nenhum, rs.

Carla,

Este sua idéia é equivocada. O ganho em conhecimento também é compartilhado por todos. Quem pergunta tem a chance de obter a resposta que procura, quem sabe responder reforça seus conhecimentos e poder de síntese de uma informação (não no meu caso que sempre me estendo nos comentários, rs) e se ninguém souber, é um ótino incentivo à pesquisa.
Resumindo: somos todos alunos dessa escola chamada "mercado".
Certamente vc terá muito a agregar nos debates. O convite para sua participação está de pé! ;-)

Wild,

tenho a mesma impressão. Mas já fui enganado algumas vezes este ano. Para mim, o rally já foi longe demais. Com isso deixei de faturar mais um pouco em alguns papeis que realizei bom lucro, e eles continuaram subindo. Não tem problema, não se pode reclamar de ganhos!

O que incomoda é que muita gente já está antevendo uma virada. Se mesmo com o otimismo em alta a bolsa seguiu sua escalada... com os investidores se prevenindo, é possível que bancas segurem as pontas por um tempo.

Se largarem tudo de uma vez não poderão vender tudo que são capazes.

Enqyanto estiver nesse box (nas alturas?) entre 60 e 62, é apenas uma congestão. Na hora que estourar para um lado vamos saber se era distribuição ou acumulação.

Absssssssss ^v^

carla disse...

Tá bom, eu vou me cadastrar! Gosto de ter um espaço pra ficar "trocando idéias" sobre o mercado. E todos os que conheço não gostei. O fórum da corretora é bem chato... O de vocês achei ótimo, com poucos participantes inclusive, e muito bem focado no mercado (e até na política... hehe...) Em breve estarei lá.

Crono disse...

Vi uma notícia que os bancos estão fortemente vendidos.
Mas tá mais fácil acreditar em papai noel que em notícia ultimamente né.
Tá por dentro de algo do tipo>

Seagull disse...

Crono,
Pela última postagem no grupo de estudos dos futuros, ao final de setembro, os gringos são os maiores compradores de contratos na BMF, e quem está mais vendido são is Institucionias nacionais.

Olha esse link
http://www.monitorinvestimentos.com.br/forum/?q=node/78#comment-22500

Carla,
A quantidade de participantes não importa. Mais vale que o qualidade do conteúdo seja elevada. Não no sentido de todos saberem muito... tem uns (que vc deve ter incluído no rol dos mestres) que há bem pouco tempo estavam engatinhando.

O legal é o foco em mercado (hoje em dia, com essa turma no poder, está dificil dissociar economia de política) mas o espaço é aberto a todos, independente do nível de conhecimento, assim a trocas de informações fica sendo proveitosa para todos.

Uma pena que a grande maioria ainda não se animou a escrever e participar mais ativamente. Todos ganhariam com isso. Recebemos dezenas de cadastramentos por dia, habilitando os usuários a contribuir com suas opiniões e dúvidas. mas o que vemos são sempre os mesmos (e valiosos) colaboradores.

Espero que aos poucos essa turma de leitores também passe a postar mensagens, sejam dúvidas,perguntas ou agregando novas informações. Ninguém sabe tudo, e eu estou disposto a aprendermais!

Espero vc por lá.

Abs ^v^

Crono disse...

Falando em fórum, comecei a escrever uma mensagem bem grande( a primeira) mas não consegui mudar meu nome(nick), então não postei. Nem sei se é contigo que falo, mas dá pra mudar?

Seagull disse...

Manda um email para contato @ monitorinvestimentos.com.br com seus dados e o nick desejado (Crono?) que é fácil de mudar - a senha permanece a mesma..

Abs

Crono disse...

valeu!