Plus500

2.9.09

Os (metais) preciosos

Eu já havia postado algo sobre a prata no mês passado no Grupo de Estudos de Commodities do Monitor Investimentos

Também escrevi alguma coisa no TiB - Silver Silence

Agora parece ser uma boa hora para olharmos com mais carinho para este tipo de aplicação de segurança. Proteção para o nosso dinheiro!

A palavra é de ouro, o silêncio de prata...


Os gráficos semanais de GOLD / SILVER... falam por si!

Abs ^v^

Veja aqui "Como negociar Ouro"

3 comentários:

André disse...

Perfeito!!!!
Mas onde um mortal como eu e muitos aqui conseguirá negociar esses ativos??? Tem como???

Marcio disse...

Já achou o caminho antes de eu avisar... ;-)

http://www.monitorinvestimentos.com.br/ver_artigo.php?id_artigo=292

Abraço

Anônimo disse...

Sobre a Prata:

A prata (Ag) é um elemento metálico precioso que, em seu estado natural, apresenta-se branco e brilhante. Além de ser utilizado para a confecção de jóias e moedas, as propriedades químico-mecânicas de seus compostos inorgânicos e de suas ligas permitem a sua aplicação em vários setores da economia.

Apesar da utilização deste metal de transição por um número crescente de indústrias, o mercado mundial de prata é extremamente modesto quando comparado às outras commodities metálicas. Com status de insumo industrial e não de metal precioso, o preço da prata tem estado subvalorizada por décadas. O último grande surto de interesse por esta commodity foi registrado em 1979, quando os irmãos Hunt aliaram-se a um grupo de investidores árabes e compraram 200 milhões de onças de prata, o equivalente a metade do suprimento global da época. Ao longo daquele ano, a cotação da onça do metal nos Estados Unidos saltou de cinco para cinquenta e quatro dólares. Esta bolha estourou em 1980, gerando perdas de até 50% em um mesmo dia.

Desde então, o mercado mundial da prata vem sofrendo grande depreciação: a cotação da prata nas bolsas de mercadorias internacionais é quase irrisória quando comparada à cotação do ouro, o mercado global da prata movimenta anualmente um valor monetário cinco vezes menor do que o golden market e o nível de produção da commodity encontra-se em um estágio bastante elementar.

Atualmente, há muito mais demanda pela commodity prata do que oferta no mercado internacional. A possibilidade de aumento da oferta de prata é limitada pelo fato de sua produção, no estágio atual, ser apenas um subproduto da extração de outros minerais, como o zinco e o chumbo. Caso a procura por esta matéria-prima continuar a crescer no ritmo atual, os preços desta commodity tendem a explodir.

A produção mundial de prata apresentou um desenvolvimento regular desde a segunda guerra mundial. O crescimento médio da produção de prata no mundo foi de 1.5% neste período. A produção deve apresentar um aumento de pelo menos dez milhões de onças de prata todos os anos para atender à crescente demanda.


Os principais contratos futuros da commodity prata são negociados na Bolsa de Mercadorias de Nova Iorque (COMEX) e na Bolsa de Mercadorias de Tóquio (TOCOM). O preço dos futuros negociados internacionalmente é expresso em dólares por onça troy (oz troy), que equivale cerca de 31/10 gramas.

No Brasil, não há negociação de prata em mercado de bolsa e, mesmo no mercado de balcão, os volumes negociados são irrisórios. O metal, a rigor, nem mesmo é considerado um ativo financeiro.

Fonte: Wikipedia