Plus500

27.3.09

Ações mostram retrato diário da Economia

Se você tivesse um único níquel para apostar em qual informação seria veiculada com certeza no telejornal de hoje eu teria uma dica: aposte que o locutor noticiará como foi o dia no mercado financeiro; se a bolsa subiu, caiu. Não tem erro. Movimento da bolsa e previsão do tempo são apresentados todos os dias em rede nacional.

Se todos os brasileiros estão sujeitos às mudanças climáticas, o mesmo não se pode dizer que todos estão ligados às informações financeiras e sujeitos às oscilações do mercado. Na verdade, hoje a Bovespa conta com pouco mais de 500 mil investidores pessoa física, um número recorde considerado os 85 mil aplicadores de 2002, mas muito longe dos 170 milhões de brasileiros.

Mas por que tanto interesse em divulgar as informações do mercado acionário chova ou faça sol? É que na verdade, todos nós estamos mais ligados ao mercado do que possamos imaginar. Você é um dos sete milhões que investem em previdência privada? Um pouco do seu dinheiro está lá. Você faz parte do grupo de quase dois milhões de brasileiros que têm planos fechados de aposentadoria? Há recurso seu na bolsa.

Atualmente, cerca de 400 das principais empresas brasileiras têm papéis negociados na Bolsa e dependem dela para se financiar. Essas companhias valem cerca de R$1,4 trilhão e registraram um movimento de compra e venda de R$ 32,4 trilhões em 2008 segundo dados da Bovespa.

Se você não trabalha em uma dessas centenas de empresas, pelo menos é um consumidor, fornecedor ou qualquer outra relação que possa ter de mútua dependência em um sistema capitalista. A saúde dessas empresas, e da Economia, pode ser medida pelos indicadores noticiados todos os dias, e isso tem tudo a ver com nós todos.

Por isso, quando o locutor informar que ‘no mercado financeiro a Bolsa....’, saiba que aqueles números apresentados estão contando um pouco do cotidiano do nosso bolso, da maneira como produzimos e usufruímos da nossa vida de trabalho. E, se você ainda não faz parte dos 500 mil brasileiros que decidiram aplicar seu dinheiro no mercado de ações, saiba que esse é um passo mais fácil de ser dado do que se imagina. E com uma vantagem: quando o Jornal Nacional informar sobre o mercado de ações, a notícia será muito mais pessoal.

Aviso aos Navegantes

Um comentário:

Seagull disse...

Ola Fernando. Muito boa sua mensagem, obrigado por compartilhar seus textos aqui, e pela força de sempre.

Editei o formato e incluí um link para seu blog também.

Pode fazer isso vc mesmo quando postar no Seagull Trading.

A casa é sua! ;-)

Abs ^v^