Plus500

30.3.09

Montadoras de Automóveis

Lá...

O governo norte-americano tomou controle da indústria de veículos dos Estados Unidos nesta segunda-feira, forçando a saída do presidente-executivo da General Motors, pressionando a Chrysler em direção a uma fusão e ameaçando de falência ambas as montadoras.

As ações da GM despencavam cerca de 20 por cento em Frankfurt após as medidas da comissão automotiva da Casa Branca terem marcado uma chocante reviravolta para a administração da empresa e da Chrysler e credores que apostavam no resgate das companhias.

O governo Obama se comprometeu apenas em financiar as operações da GM pelos próximos 60 dias, enquanto desenvolve um plano de reestruturação mais abrangente, em vez de atender o pedido da montadora de fornecer mais 16 bilhões de dólares em empréstimos.

Na França, o presidente da PSA, Thierry Peugeot, afastado do cargo, afirmou em comunicado que as dificuldades excepcionais enfrentadas pelo setor garantem uma mudança na administração, mas Streiff se defendeu dizendo que suas decisões prepararam o grupo para enfrentar a turbulência.

Cá...

Foi finalmente anunciada nesta segunda-feira a prorrogação por três meses da redução do IPI sobre veículos e caminhões, após avaliação de que a medida foi bastante positiva para a atividade do setor. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou que o corte inclui agora um acordo para a manutenção do emprego no setor.

Como reflexão, vale comparar o peso dos impostos em cada país no preço final pago pelos compradores de automóveis.

Nenhum comentário: