Plus500

17.3.09

The Robot Trader

Depois de levantarmos alguns comentários no Fórum MI sobre sistemas automatizados, expert advisors, envio de ordens para execução por máquinas, quants, etc, hoje apareceu um novo usuário com o nick RoboTrader, falando que os seus sistemas irão dominar o mercado e as bolsas de valores.


Eu chego à seguinte conclusão:

Essa tendência de automatizar a execução das operações e uso de métodos quantitativos parece um processo irreversível. Se alguém tiver uma estatística do número de ordens enviadas por robôs vai ver que a coisa é de alarmar.

Nos EUA, o percentual já deve passar de 80% (mero chute, sem muito exagero). Aqui ainda está começando, mas as máquinas já detêm uma boa participação no mercado. Basta observar o livro de alguns ativos e o comportamento de determinadas corretoras.

Talvez venha a ser essa a maior razão se um dia eu perder o prazer em trabalhar o mercado...

Ou então vamos nos render e jogar com as mesmas armas. Querer competir de igual para igual vai ficar inviável. A evolução tem seu preço... e o poder discricionário do ser humano ainda é, a meu ver, um grande diferencial. E nesta luta não haverá empate. Se não conseguirmos vencer, seremos engolidos!

Abs ^v^

Nenhum comentário: