Plus500

15.10.07

IBOV x INDFUT, e o Copom


Depois de terminado o período de exercícios nas opções dos principais ativos negociados na Bovespa (Vale e Petro), agora as atenções passam para o vencimento - e rolagem - dos contratos futuros de índice na BM&F, que acontece na quarta-feira, justamente quando termina a reunião do Copom com a definição sobre a taxa básica de juros.

“O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central realiza a sétima reunião do ano nos próximos dias 16 e 17, terça e quarta-feira, respectivamente. Os encontros começam sempre depois das 15 horas e ocupam o resto do dia. No primeiro dia, o colegiado de diretores do BC assiste exposições dos chefes de departamento sobre o desempenho de cada segmento do mercado, com foco especial no controle da inflação.

No segundo dia, eles se isolam e discutem, só entre eles, se dão continuidade, ou não, ao processo de redução da taxa básica de juros (Selic), em queda desde setembro de 2005. A taxa que remunera os títulos do Serviço Especial de Liquidação e Custódia (Selic) caiu de 19,75% ao ano para os atuais 11,25%.”

Com o pouco tempo que falta para o encerramento da série atual é até aceitável que o IBOV e INV7 andem juntos nesta reta final, porém, se o futuro ficar abaixo do mercado a vista, isto pode estar refletindo as expectativas para o curtíssimo prazo. No índice, o próximo vencimento autorizado pela Bolsa de Mercadorias e Futuros é para o dia 12 de dezembro e tem o código INZ7.

Um comentário:

De Marco disse...

FABULOSO!
Este blog é uma grande utilidade pública. Tanta besteira por aí, amadorismo e ganância.
Parabéns pelo bom trabalho de todos!

Aliás tem alguém aqui da Ativa ou Win?

Abraços
Pedro De Marco - o zé