Plus500

31.10.07

Petr4 / Vale5

Também no CP - gráficos intradiários de 60 minutos - as "blue chips" mantiveram-se sobre a inclinação de suas respectivas LTAs, mesmo com o último candle anterior ao fechamento tirando boa parte da valorização de hoje. Chegaram bem perto de suas máximas históricas durante a sessão, principalmente as ações da Petrobras que foram beneficiadas com a expressiva alta nos preços do barril de óleo. Os contratos futuros do tipo "leve" para dezembro registraram uma subida de 6% voltando para níveis próximos a U$95 com a queda nos estoques americanos e a decisão do Fed cortando a taxa básica em 0,25%.


E a Bovespa fechou o mês de outubro com valorização de 8%, acumulando no ano uma alta de 47%. Apesar de acreditar na diversificação de investimentos, a parte "segura" (mesmo nas melhores aplicações em RF) não pagou nem 1/6 dos rendimentos da bolsa. Bom para os investidores com perfil mais agressivo!

Chegamos ao penúltimo mês de 2007. Mais um ano que está terminando para entrar na história, e servir como atrativo para outras pessoas ingressarem no mercado de capitais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sea, já que tem muita gap aberto na alta da Petr4, não há risco de CP de os preços irem fechá-los, buscando +/- R$ 65.xx? Será que o breço do barril sustenta a alta, brimo? Gostaria de ver sua opinião. Abz luizantonio

Seagull disse...

Oh... se há!

Eu estranho este comportamento com o preço do óleo nestes níveis.

À principio um aumento no barril pode parecer bom para Petro. Mas ela é exportadora? Mesmo que fosse, e este câmbio? Ela repassa os ajustes para as bombas? O quanto está pagando pela falta de abastecimento do gás que falta no sudeste?

Ou seja, parece que vivemos um conto de ficção. Todos estes GAPS no diário não devem ficar abertos para sempre. Talvez nem durem tanto...

Havia um ponto de inflexão entre o que seria bom para ela (que carrega o Ibovespa com a Vale) e ruim para os mercados. Este ponto já foi superado faz tempo - era por volta de U$86.

Mas seguraram na marra para o lançamento da "holding" ser uma marco histórico. O mercado trabalha com múltiplos, mas o VPA é ridículo.

Até na frente do DJ nosso índice correu... e as coisas por lá não andam boas. Este corte de hj foi mais uma tentativa de manter as aparências. Descolamento sustentável?

Eu ainda acreditava na projeção dos 65k... além disso é coisa de outro mundo!

Basta ver a relação das travas nas opções ITM/ATM. Pode ser um sinal. Mas de falsas indicações eles vão matando os vendidos pela margem. Porque alguém tem que estar vendendo para alimentar toda esta euforia. Ou o mercado agora é feito apenas de compradores vitoriosos?

Só se rasgaram a cartilha da contabilidade, e o princípio da partida dobrada agora só registra os números de um lado!

Abs Luiz!

^v^

De Marco disse...

Seagull, no fechamento já mostrou uma fraqueza, lá fora. Os bancos grandes (UBS por ex) venderam bastante Vale no fim. Uma correção seria interessante não? Inclusive as ações estão mais caras aqui do que as ADRs.
Confere?