A análise gráfica faz todo sentido, precisamos apenas combinar com o mercado... e hoje as bolsas andam meio descompassadas!
De certa forma eu fiquei surpreso, pois quando comecei a comprar escalonadamente os papéis da Vale, Petro, Tnlp a cada circuit break (buying panic) até o fundo (?) do Ibovespa, poucos concordaram. Nesta ocasião, com o Ibov aos 30k, Vale em 20, Petro saindo por 17, etc, etc, o DJ estava na faixa de 9.000 pontos, para muitos, isto não parecia ser um bom negócio. Aos 42.000, onde considero o topo do caixote - apesar dos violinos - eu fiz a minha parte e apropriei o lucro desta "pernada".
Não lembro de ler mensagens incentivando a compra naqueles patamares. Se as ADRs e as ações daqui tendem a manter o mesmo preço para não permitir arbitragens, então vamos acreditar que tudo vai realmente subir. Porque compramos o Ibovespa, e Wall Street é a verdadeira guia para as demais bolsas mundiais. Então o Brasil saiu na frente e são eles que vão ter que tirar o atraso.
Depois que o George Soros fez preço-médio na Petrobras, não dá mesmo para duvidar de nada...
Enfim, apesar da Matriz mandar no mercado, e mesmo com a mudança no câmbio, a paridade entre os índices americanos (mais importante ainda é o SPX), houve de fato um descolamento (sabe-se lá se vai continuar assim...). O fato é que o dolar vale hoje quase R$2,40, o Ibovespa foi a 43k e o DJ baixou para 7000 pontos. Alguma coisa não está batendo... mas quem sabe damos sorte, e 2009 pode não ser um ano tão perdido como parecia...
^v^
PS: mais no Fórum Monitor Financeiro
No que se refere às nossas investidas em bolsa de valores, o que realmente importa não é o método que se utiliza. Acima disso está o fato dele ser comprovadamente vencedor. Isto significa que a quantidade de acertos não é tão relevante quanto o que isto representa em termos de ganhos financeiros.
Quem é capaz de discordar que prefere errar 9 trades de 100 reais, e acertar apenas um (em dez), mas com este dando um lucro de R$5.000???
Da mesma forma tem gente que acerta 70/80% dos trades, mas o resultado da soma final é negativo!
A resposta para isso está no money mangement e controle de risco.
Outra coisa é acertar no virtual... isto não traz dinheiro para ninguém. E qual é a objetivo de estarmos aqui, brigando diariamente contra nós mesmos, e desafiando todo o mercado?
Uma coisa eu tenho certeza: não adianta querer ser um vencedor na bolsa, se fracassamos em nossas maiores responsabilidades. De que adianta ser bem sucedido na carreira se a família está em desarmonia? A felicidade não será completa e isto afeta o lado psicológico, essencial para mantermos o equilíbrio nas tomadas de decisão. Não quero dizer com isso que uma pessoa seja "obrigada" a ficar casada com outra pela vida inteira. Conheço muita gente que só foi feliz no segundo ou terceiro casamento... e outras que nunca casaram mas sentem-se realizadas consigo mesmo. O fato de haver uma separação é que nem sempre ela precisa ser traumática, fazendo com que um ex-casal se torne inimigo. Principalmente quando há filhos no meio.
Bem, quero deixar claro que o fórum não é um consultório sentimental, mas não há como separar a vida de cada um, de sua familia, e trabalho. Da mesma forma, como alguém pode sentir-se confortável em seus investimentos se não consegue administrar suas finanças, patrimônio e vida pessoal de maneira equilibrada?
As coisas embora possam parecer dissociadas, são intimamente relacionadas.
A finalidade do dinheiro não é apenas fazer enriquecer. Mas proporcionar felicidade!
Abs ^v^
Quem perdeu alguma coisa pode encontrar no Fórum MI