Plus500

26.2.09

(Dis)paridade entre índices: Ibovespa e Dow Jones

A análise gráfica faz todo sentido, precisamos apenas combinar com o mercado... e hoje as bolsas andam meio descompassadas!

De certa forma eu fiquei surpreso, pois quando comecei a comprar escalonadamente os papéis da Vale, Petro, Tnlp a cada circuit break (buying panic) até o fundo (?) do Ibovespa, poucos concordaram. Nesta ocasião, com o Ibov aos 30k, Vale em 20, Petro saindo por 17, etc, etc, o DJ estava na faixa de 9.000 pontos, para muitos, isto não parecia ser um bom negócio. Aos 42.000, onde considero o topo do caixote - apesar dos violinos - eu fiz a minha parte e apropriei o lucro desta "pernada".

Não lembro de ler mensagens incentivando a compra naqueles patamares. Se as ADRs e as ações daqui tendem a manter o mesmo preço para não permitir arbitragens, então vamos acreditar que tudo vai realmente subir. Porque compramos o Ibovespa, e Wall Street é a verdadeira guia para as demais bolsas mundiais. Então o Brasil saiu na frente e são eles que vão ter que tirar o atraso.

Depois que o George Soros fez preço-médio na Petrobras, não dá mesmo para duvidar de nada...

Enfim, apesar da Matriz mandar no mercado, e mesmo com a mudança no câmbio, a paridade entre os índices americanos (mais importante ainda é o SPX), houve de fato um descolamento (sabe-se lá se vai continuar assim...). O fato é que o dolar vale hoje quase R$2,40, o Ibovespa foi a 43k e o DJ baixou para 7000 pontos. Alguma coisa não está batendo... mas quem sabe damos sorte, e 2009 pode não ser um ano tão perdido como parecia...

^v^


PS: mais no Fórum Monitor Financeiro

7 comentários:

Fernando Biondi disse...

Amém!
Post legal
FB

Anônimo disse...

Hã??? rs

Tô sentindo o povo bem pessimista.
Esse post foi uma lufada de ar fresco.
Tomara que vc esteja certo.
Bj

Anônimo disse...

Esqueci de comentar...
Passei o carnaval no Rio. Só alegria...até esqueci que a bolsa existia.

Anônimo disse...

Tem uma entrevista com o Fausto Botelho, na qual ele prevê que este descolamento deve acabar:

http://web.infomoney.com.br/templates/news/view.asp?codigo=1509852&path=/investimentos/

Seagull disse...

Patricia,

Esteve por aqui e não me ligou???

O Rio fica ótimo no carnaval... tirando as imediações do Sambadódromo é tudo vazio!

Cada dia de praia maravilhoso...

Mas vc sabe como eu costumo escrever.. sou otimista, mas realista. No fundo o que eu quero dizer é isso, e bate com a opinião do Fausto: o descolamento não é para sempre.

Há dias venho comentando que um índice tenta furar resistencia (Ibov) enquanto Wall Street vai perdendo suportes...

A parte que supõe termos saído "na frente" é, de certa forma, uma ironia...

Mas torcer não custa nada.

Na prática eu vendi no topo do caixote (42k)... agora se fecharem a tampa do caixão no DJ isto pouco me afeta.

E vcs viram o PIB (GDP) deles: -6,2%

Hoje pode até ser o dia do CB! Cumulus Nimbus... nuvens pesadas neste céu do mercado.

Aqui na cidade da beleza e do caos... mais uma praia a 40 graus!

Abs ^v^

Anônimo disse...

Seagull, esse PIB foi de doer. O mar não está para peixe...
Dei uma passada de olhos nos posts do blog. Confesso que não li tudo.

Que Rio fica vazio no carnaval menino???
Todos os restaurantes estavam lotados, praias lotadas, muita gente nos bares...
Eu e meu marido fomos almoçar no Sushi Leblon e ficamos presos entre o Leblon e Ipanema por causa dos blocos locais, não dava para andar, congestionamentos homéricos...
De qualquer forma o Rio é sempre bom e eu adoro.
Não tinha como ligar pq meu marido estava com irmãs, primas, cunhados etc...
bj

Seagull disse...

Hummm... é verdade, os blocos da Zona Sul.

Por isso minha mãe tem que me visitar aqui... se depender de eu ir à ipanema não nos encontramos nunca!

Esqueci que eu moro em outra cidade... a Barra é um província e confesso que não saí daqui por um minuto. No máximo fui com as crianças ao cinema... sem filas e o Shopping estva tranquilo. Comemos no Outback (sem espera por mesa)... como é bom viver fora do eixo.

Bj