Plus500

21.3.09

Quem quer ser um milionário?

Fui assistir o filme vencedor de várias estatuetas do Oscar. Quanta miséria, totalmente o oposto do que a Globo mostra nas cenas da novela na Índia. A história é bacana com algumas passagens que chocam pela violência.

E depois de crescer, passando por muitas dificuldades, o garoto muçulmano favelado se inscreve no programa de perguntas e respostas e vence. Ganhou 20 milhões de rúpias, não imagino quanto vale isso em dolar ou euros.

Muita gente criticou o diretor, dizendo que se promoveu com a desgraça alheia, na visão de um colonizador inglês. O roteiro está mais para a ficção, não deve ter sido baseado em fatos reais, e os atores-mirins depois da fama em Hollywood, voltaram para casa e foram explorados por seus pais. Teve quem perdeu tudo, parece que custeando até tratamentos médicos...

Se a história tivesse um prosseguimento, poderia ser assim:

O garoto, que ganhou milhões no programa, resolve ir para Europa. Chega em Londres, no início da crise, e com a sua fortuna decide investir na bolsa de valores...

Não dizem que a melhor maneira de se ficar milionário na bolsa é entrando multi-milionário?

Pois bem, o "pobre" Jamal aplica seus 20 milhões em ações seguras como do Royal Bank of Scotland, Barclays, Lloyds, HSBC e, depois de severas perdas, restou apenas 1 milhão!!! Mas aí disseram para ele que o negócio era investir nos emergentes. Como ele saiu da Índia, não quis ouvir falar da Russia nem da China, e decidiu apostar suas últimas fichas na próspera Bolsa do Brasil.

Chegando aqui, contaram para ele que um terço do índice era composto por ações da Vale e Petrobras. Elas ainda estavam valendo na casa dos R$50,00. Mas como o garoto era esperto, e queria recuperar seu dinheiro mais rápido, decidiu "investir" em opções. Aprendeu um pouco de análise técnica frequentando alguns fóruns de mercado e traçou suas estratégias em gráficos contínuos do derivativo.

Esqueceram de avisar para ele que as opções sofrem com o efeito do decaimento com o tempo (theta), que a cada dia que passa elas valem menos, pois o prazo para o exercício vai encurtando, e elas expiram, se transformam em pó. Mesmo quando ocorrem as especulações nos papéis, e os strikes fora do dinheiro valorizam absurdamente, os prêmios invariavelmente acabam em ZERO.


Pois bem, o garoto sortudo hoje passa por difiuldades. Não tem mais dinheiro nem para comprar uma passagem de volta para a Índia. Foi pedir para atuar como figurante na novela das 8.

Recebeu o apoio de uma ONG que ofereceu um ticket-refeição e um vale-transporte para viajar até São Paulo.

Depois de trabalhar como engraxate, juntou alguns trocados e consegui até abrir uma conta no banco. Usando seu crédito (?), e sempre atento às oportunidades, ele foi nas Casas Bahia, e conseguiu uma pechincha: comprou um notebook Positivo em 60 vezes, pagando juros módicos de 2,99% ao mês - usando o limite de seu cheque-especial (?) - e foi tentar recuperar tudo "apostando" no índice futuro.

Hoje, mais velho, ele não larga seu único bem e talismã - o computador Positivo - e continua insistindo na renda variável, agora utilizando a grande novidade lançada pelas corretoras: a Conta-Margem!

Sabem o que aconteceu??? Ele foi lembrado e virou capa do jornal sensacionalista inglês, The Sun.




Para quem gosta de novelas... só porque hoje é sábado!


5 comentários:

Beto Veiga disse...

Cara, Não acredito que vc escreveu esta novela. A Globo está perdendo o seu talento.

Seagull disse...

Rs... é Betão!
Parece até coisa da Janete Clair!

Mente fértil e um sábado nublado no Rio dão nisso! ;-)

Abs ^v^

Gisah disse...

Estou fazendo uma análise do filme para responder a um questionário da faculdade, acabei encontrando seu blog no google hehehe.
No site do uol tem as cotações: http://economia.uol.com.br/cotacoes
Lá você pode observar que 20 milhões de rupias equivalem atualmente a R$ 890.873,015.
Espero ter ajudado,adorei seu blog! Abraços.

Seagull disse...

Valeu Gisah,

Eu que adorei a sua visita e informação.

Câmbio também é cultura! Rs

Apareça mais!

Abs ^v^

Anônimo disse...

Venho acompanhando o Forum Monitor financeiro e ví o Link, hehehe.
Pensando bem, vou estudar mais antes de me aventurar na bolsa. kakakakakaka