Plus500

12.6.07

Vencimento INM7

Amanhã é o último dia de negociação nestes contratos com a liquidação financeira acontecendo na quarta. Por isso, e mais do que nunca, o INDFUT tende a ficar "colado" no IBOV. Olhando o quadro abaixo, postado pelo Banco, percebemos um aumento nas posições vendidas, mas seria natural haver muita especulação nesta reta final, assim como o mercado se portar de forma bastante volátil. Na Bovespa, semana que vem será a vez da série F de opções.

Além disto requer atenção o preço das commodities: o níquel (da INCO e da Vale) está em forte baixa, enquanto o óleo está pressionado pelo clima adverso no Golfo Pérsico, tomado por ciclones, e a chegada do verão no hemisfério Norte, com a temporada de ocorrência de furacões no Caribe podendo ser antecipada. A Petrobras parece que finalmente vai receber da Bolívia a primeira parcela da indenização pelas refinarias tomadas. E ela ainda continua perfurando a camada de sal... ;-)

7 comentários:

Seagull disse...

Sei que todos estes eventos têm favorecido a arbitragem. De 1,60 quando comentamos, o spread relativo entre Vale e Petro já está em 1,48!

;-)

Seagull disse...

E lembrar que as duas estavam por volta de 38 há menos de 1 ano atrás!

Talvez esta seja a diferença entre uma estatal de Petroleo e uma empresa privada (multinacional) que lida com as commodities metalicas que alimentam boa parte das indústrias pelo mundo afora!

Anônimo disse...

Vale do Rio Doce deve duplicar produção de níquel em 5 anos
A Companhia Vale do Rio Doce revelou, na manhã desta segunda-feira, que deverá dobrar a produção de níquel num prazo de até cinco anos, chegando a 500 mil toneladas anuais. A companhia assumiu a liderança mundial na produção do metal, depois que adquiriu no ano passado a canadense Inco, por cerca de US$ 17 bilhões. Em 2005, a Vale já havia adquirido a também canadense Canico. O diretor executivo dá área de ferrosos da companhia disse em Londres, após uma conferência sobre mineração, que a Vale deve investir US$ 2 bilhões para dobrar a produção de níquel.

BuracoInvest disse...

Afinal de contas, que tipo de alerta vocês estão tentando transmitir?

A meu ver, essa semana a pressão realmente é forte com o vencimento da série F.
No caso da Petr, muita gente que tá especulando nessa série vai deixar pra liquidar, nos últimos dias (principalmente a f48 que foi tão negociada nesse mês (pq o papel esteve andando de lado), e só agora a petr4 rompe a barreira dos 48,30.

Seagull disse...

Justamente isso!

Nada pode ser previsto até que aconteça...

Este rompimento só pode ser considerado depois do teste na resitência como suporte. Petro nem chegou ainda ao TH! E estas puxadas às vésperas de vencimento não são muito confiáveis. Apesar do ativo estar em um momento favorável, não dá para tirar o olho lá de fora.

O negócio é ir surfando enquanto a maré estiver enchendo. Quando (se?) secar, as pedras do fundo vão ficar expostas e todos poderemos ver!

Abs ^v^

Seagull disse...

Na verdade, a referência foi para a arbitragem entre Petro e Vale. Com uma indo para cada lado, o spread continua diminuindo. Mas o Ibovespa está sentindo o peso da gangorra..

BuracoInvest disse...

A Vale5 tentou se segurar no suporte dos 71,30, mas depois das 16h caiu e agora procura o suporte dos 68,80. Se o longo período de "assombração" (ops!), quer dizer correção, não se efetivar, pode pintar um bom momento de entrada (antes do rompimento do TH).
Infelizmente daqui do trabalho só estou conseguindo acessar os gráficos pelo Apligraf. Nem o sistema web do banco tá rodando...

Fiquemos de olho no Níquel (rs...)