Plus500

3.12.07

E Dezembro já chegou...

Último mês de um ano que passou voado! Muita coisa boa aconteceu aqui no Brasil, bastante incerteza pelo mundo afora, e vamos agora para a virada de 2008. Antes teremos o Natal, que pelo histórico dos anos anteriores, Papai Noel sempre brindou o mercado com bons rallies antes das festas de reveillon!

Mas este mês, apesar dos feriados, custa a acabar. E com toda expectativa sobre os fatos que ficaram na memória dos investidores, talvez este ano fique marcado pela palavra SUBPRIME! E é ela que deve pautar a decisão dos membros do Fomc na reunião do dia 11... tudo indica que o Fed vai atender os apelos do mercado e flexibilizar sua taxa básica com mais um corte, o que garantiria o peru da ceia e algo mais.

Nesta quarta ainda tem o nosso Copom, mas quanto a isso, todos já estão conformados com a manutenção da Selic. Resta saber como será na Bovespa, impulsionada pelos papéis de sua Holding (BOVH3), e ainda com o reforço da BM&F, estas podem gerar um diferencial. Embora, por terem sido recentemente lançadas, ainda não façam parte na composição do índice, as grandes quantidades de ações negociadas logo devem projetá-las a este status. Até lá dependemos da Vale, Petro, Usimas, Itau, Bradesco, as mais representativas , junto com outras quase tão bem cotadas. Vale vai bem - agora adotando simplesmente este nome, ela deixa de ser a CVRD para se projetar internacionalmente como a nossa "VALE". Se o preço das commodities minerais continuar em alta, tem tudo para ser a "Estrela de Belém". Petro e seu poço, dependem das cotações do óleo. Vamos ver se OPEP aumenta mesmo sua produção para garantir o barril abaixo de U$100 (foram mais de 10 dolares de queda apenas com esta possibilidade!!!).

De resto, na Rússia, o presidente Vladimir Putin ganhou mais uma eleição parlamentar, envolvido em suspeitas de favorecimento ao seu partido, mas respaldado pelo crescimento de uma nova classe média satisfeita com os avanços sociais. Mas aqui na AL, ainda não vai ser desta vez (?) que o psicótico Hugo Chavez vai obter plenos poderes para se eternizar no poder, tirando a autonomia do BC venezuelano, entre outras medidas ditatoriais. Ponto para a democracia! Mas do jeito que ele é, pode também ter sido apenas uma batalha perdida. Gente assim não desiste nunca.

Vamos ao mercado... que o índice futuro está em alta de 0,45%, os mini-contratos americanos (Nasdaq +0,21, S&P 0,03) próximos à estabilidade, depois de uma madrugada beirando o 0x0 na Ásia, e as bolsa européias operando de forma mista sem grandes novidades.

Abs ^v^

Nenhum comentário: