Plus500

19.12.07

Sobre operar nas 2 pontas!

Eu não vou me fazer de santo!

Nem sou médico (o mais louco de todos) para operar no corpo dos outros. Mas eu acho que o investidor que só trabalha na compra é o mais doido de todos: esta subida prolongada ajudou a criar os "filhos da alta". Isso acostuma mal!

Se o mercado sobe e desce (ultimamente mais sobe!) o que se faz quando a tendência inverte?

- fica na torcida para voltar a subir?
- zera tudo e espera outra chance de comprar?
- habitua a ser espectador do mercado?
- vai fazendo preço médio para baixo?
- aprende a trabalhar na ponta de venda?

Uma exceção a isso é o cara muito estudioso que consegue "pescar" algumas oportunidades na contra-tendência, ou possui informações privilegiadas.

Se dependesse apenas do talento - que acredito ser característica dos gestores dos melhores fundos (Verde, Geração Futuro, etc...) - as performances nas baixas seriam sempre positivas. Por que não são?

No caso do HG Verde, os caras são mestres em operações multimercados, usam o câmbio, juros, e até devem explorar a volatilidade, acho eu!

Mas operar "manco" (capenga), só na ponta de compra, é muito bom para os corretores.

Não estou sugerindo que novatos se atirem aos leões. Mas tenho certeza absoluta que amplia bastante os horizontes de qq investidor na renda variável. Os que acreditam que dá para sobreviver operando apenas na compra é pq nunca viram um mercado em queda de verdade.

E tomara que nunca vejam!!!

Afinal somos "donos" do nosso dinheiro e únicos responsáveis pela rentabilidade obtida. Tudo proporcional ao risco. Mas quem prefere viver de dicas, não precisa mesmo estudar nada! Só que ninguém vai pagar os seus prejuízos quando a coisa não der certo.

Outra colocação muito importante, é que a venda descoberta - seja de ações ou opções - deve ser um recurso utilizado apenas para o intradia.

O sujeito que aluga o ativo e vende, precisa de margem para executar esta operação. Por isso os empréstimos de títulos (e vendas) só podem ser feitos pela mesa. É o controle de risco... e dificilmente os corretores abrirão esta possibilidade para qualquer aventureiro. Vão precisar conhecer o trader e, assim mesmo, exigir vultosas garantias na conta para sua execução.

No caso das opções é mais simples: para daytrade não tem mistério, com o uso de stops e disciplina para seguir o plano, não vejo grandes diferenças para uma compra a seco!

Para uma estratégia de curto prazo, facilita o fato dos prêmios (e valores negociados) serem mais baratos, a possibilidade de cobertura com o papel (LC), menores margens, mas essencialmente NUNCA se deve dormir descoberto. Pelo menos travar no pó deve ser mandatório para limitar eventuais perdas.

O ponto é este: como avaliar quem pode e tem condições de administrar este risco e fazer uma consciente gestão de capital?

Abs ^v^

3 comentários:

Mineiro disse...

Esqueceu de citar os mini-contratos, apesar de vc declaradamente preferir as opcoes para uma vendinha..

Off: Alguns livros e pdf's que achei na comunidade de mini-contratos no orkut
http://www.4shared.com/account/dir/4935354/c77f5bbf/sharing.html

Sandor Tucakov Caetano disse...

Bem legal o comentário,

O que vc sugere para aqueles que não conseguem ficar olhando para o mercado o dia inteiro?

Estive pesquisando aluguel de ações na minha corretora, custa pelo menos 3x mais do que uma operação de compra normal, 15,99 por compra + 0,5% + taxa do aluguel...

Esse 0,5% é mortal, pois só para pagar meus custos tenho que ganhar uns 0.8%, aí só depois disso poder sonhar com algum lucro...

Vc tem informação de alguma corretora que permita operações de 2 pontas mais baratas???

abraços,

Sandor
http://giuocopiano.blogspot.com/

Seagull disse...

Isso Mineiro!

para especular no intra os mini-contratos, ou mesmo o futuro de Ibovespa, servem a contento. o que pega é este Webtrading da BM&F, muito precário e lerdo para meu gosto e necessidades.

Outro porém, no caso de estratégias de C/MP, é não poder travar para limitação do risco. Dormiu posicionado e no dia seguinte abre em Gap, lascou-se. Vai pagar o tamanho do prejuízo...

Prezado Sandor, muito legal o seu blog.

Veja bem, operar nas 2 pontas através de taxa fixa fica bem complicado mesmo. O número de ordens executadas no giro inviabilizam esta possibilidade, dependendo do perfil de cada trader. Eu sou cliente de várias corretoras, mas sugiro que vc pesquise uma que te ofereça alguma devolução na tabela bovespa, assim como recursos para vender diretamente pela plataforma de negociações.


Grande abraço

^v^