Plus500

27.12.07

Ibovespa e as suas Jóias





As principais ações dos setores de Mineração (VALE5), Petróleo (PETR4), Siderurgia (GGBR4) e Energia Elétrica (CPFE3). Pode ser que em 2008 a CESP, caso seja mesmo privatizada e assuma uma gestão mais voltada para o lucro, venha a tomar o lugar da CPFL Energia na relação das minhas jóias favoritas. Por enquanto ainda fica na promessa, apesar de ser a 3ª do setor, vai depender de uma maior transparência na confecção de seus balanços para oferecer aos seus acionistas minoritários uma melhor governança corporativa. Fundamentos ela tem de sobra.

Interessante observar que TODAS as ações aqui listadas encontram-se em congestões no alto de seus gráficos. Vamos precisar aguardar que o cenário se torne mais claro em 2008 para podermos fazer uma leitura mais apurada de suas perspectivas futuras. Estas empresas constituem-se um patrimônio bem conservador para qualquer investidor que objetive carregar uma carteira de longo prazo com ativos sólidos no mercado de renda variável.

Mas como tudo depende de um contexto globalizado, mesmo com as tentativas de descolamento do Ibovespa (que também está congestionado perto de seu TH), o Brasil ainda é refém da economia mundial e do fluxo de capital estrangeiro ingressando em nossa bolsa de valores. Não bastasse isso, as empresas em questão também possuem ADRs negociadas em Wall Street, o que ainda acrescenta o fator cambial às suas cotações.

Portanto, devemos estar sempre atentos ao comportamento dos demais mercados e cientes de que mesmo as blue chips não são imunes a correções mais acentuadas que possam vir a ocorrer em períodos de maior incerteza, onde prevalece a volatilidade.

Acompanhar a grande valorização contábil que experimentamos nos últimos anos é algo bastante satisfatório, mas havendo liquidez (o que exclui as aplicações envolvendo o dinheiro do FGTS) é sempre possível realizar o lucro e, eventualmente, recomprar os papéis por cotações mais baixas, diminuindo os custos de aquisição em cada ativo. Aqueles que não pretendem se desfazer da carteira ainda podem lançar mão dos derivativos como forma de proteção, mas nada é tão eficiente como estabelecer "stop gains" para apropriar os ganhos conquistados.

Projeções para o Ibovespa em 80.000 pontos podem até se concretizar... ou não! São tantos fatores em jogo que, chegando novamente próximo ao topo histórico, é mais conveniente realizar os ganhos - mesmo ficando sujeito a perder parte da continuidade de uma alta - do que correr o risco de devolver tudo ao mercado. O lucro de verdade só existe depois que está no bolso!!!

O Ano Novo está aí, e com a virada, logo em janeiro, podemos ter muitas novidades. Boas ou más, o importante é estarmos sempre preparados para o que der e vier!

^v^

Nenhum comentário: