Plus500

5.12.07

Valuation!!!

Às vezes quando menos se espera, e os nervos dos participantes nos fóruns começam a aflorar, algum iluminado (hj foi o DrFox) levanta um tema que merece todo espaço e bastante reflexão: VALUATION!!!

Este assunto é muito interessante. Aqui ainda é pouco aplicado exatamente pelos fatores que ele citou em sua postagem: falta de credibilidade nos gestores, controladores e responsáveis pela confecção dos balanços nas empresas.

Eu aprecio demais os ensinamentos de Aswath Damodaran!!! Gostaria até de dedicar mais tempo a estes estudos.

Neste mundo corporativo a gente ouve cada coisa de deixar o queixo caído.

Mas com o aumento da fiscalização e com as empresas buscando um maior nível de governança corporativa, oferecendo mais transparência aos acionistas minoritários (tão donos quanto os controladores, apenas em menor proporção e poder de voto) isto tende a melhorar - um pouco.

Vai demorar, mas este ponto, a meu ver é o único futuro plausível para o crescimento do mercado de capitais no Brasil! Depois da euforia onde todos ganham, vamos voltar a um processo mais seletivo, onde (novamente) os mais bem preparados vão se beneficiar disto.

Minha carteira (pequena) é toda com base fundamentalista. Eu não cito os ativos pq não sou a favor de dicas. Mas respeito quem gosta de compartilhar seus setups, e acho bastante temerário para aqueles que se "viciam" em operar seguindo dicas.

Mas os números estão ao alcance de todos, basta pesquisar.

Valor justo e cotação de mercado. Quando o primeiro for menor, sempre vale um aprofundamento na avaliação da empresa.

Abs ^v^

Algumas obras de Damodaran estão disponíveis em português: clique no banner do site, Submarino LIVROS, e faça sua seleção!

Procure pelos títulos:
Avaliação de Empresas e/ou Finanças Corporativas: Teoria e Prática, e tenha uma boa leitura!

Nenhum comentário: