Plus500

24.1.07

Enquanto isso, em Davos...

Pedro Dória, no No Mínimo:

"O tema deste ano no Fórum Econômico Mundial – ‘a equação da mudança de poder’ – confirma a idéia que a elite global, que se encontra em Davos, Suíça, que o poder está sendo drenado dos EUA e espalhado em centros múltiplos, em países como Brasil e China, que ultrapassaram a categoria de mercados ‘emergentes’ para se estabelecerem como jogadores importantes no cenário mundial.

O tema da conferência também reconhece o pânico dos círculos tradicionais de negócios conforme o poder muda do produtor para o consumidor graças à Internet e à revolução da distribuição digital."

A opinião é de Nathan Gardels, editor do New Perspectives Quarterly, editado pelo Los Angeles Times.

Ele freqüenta Davos desde que ninguém sabia do evento.

Para Gardels, o Fórum não é exatamente um encontro de conspiradores ou gatunos; é mais como um barômetro. Tendências, maneiras de ver o mundo vão surgindo em todos os cantos. Em Davos, nada nasce. Mas idéias que já estavam flutuando se consolidam e ganham aceitação.

Em outras palavras: o que se vê em Davos é mais ou menos um retrato do mundo naquele dado momento conforme visto por seus líderes de governo, de negócios, de imprensa etc. É o que os do poder pensam.

Leia mais

Um comentário:

Seagull disse...

Fala pOp.

é mesmo um espaço para dar visibilidade aos BRICs e outros menos influentes interessados em malhar os EUA e seus apadrinhados. Sem falar em alguns aliados que começam a querer um maior distanciamento pela política errônea no Iraque. Os próprios republicanos já estão divergindo dentro de casa,

Mas de onde pouco se espera tb pode sair coisa boa...

Abs ^v^