Plus500

9.1.07

Servidor fora do "ar"

Infelizmente não tivemos como acessar o site durante a parte da tarde do pregão devido à manutenção do servidor do blogspot. Peço desculpas por eles!
A volatilidade continua boa e empurrando o mercado para baixo aos solavancos! Petro chegou a cair abaixo dos 45, mas penso que o importante seria um fechamento no semanal acima de 46! Ainda temos de quarta a sexta para este candle ser desenhado. Com o Ibovespa tentando se segurar nos 42k!
E como não deu para postar aqui, presenciei e participei de um bom debate, durante o dia, no grupo reunido pela Equipe de Investimentos do Yahoo, (http://br.groups.yahoo.com/group/equipe_de_investimentos/), onde vários membros questionavam a eficácia da Análise Técnica. Considero a AT apenas mais uma entre tantas boas ferramentas de apoio à tomada de decisão no mercado.
Mas não penso que devemos nos restringir a ela: além da matemática, seja através do estudo das probabilidades, álgebra de operações nos derivativos, e até mesmo a estatística, pouco resultado será percebido se não for levado em conta uma análise de fundamentos (AF) das empresas, que atestem a boa saúde financeira e a capacidade em distribuir proventos aos seus acionistas.
Coincidentemente, relacionei mais abaixo alguns ativos que eu venho acompanhando, e mantive em carteira por um bom tempo. Mesmo para os patrimonialistas, que carregam indefinidamente suas posições, eu diria que realizar o ganho contábil de tempos em tempos é sempre uma atitude saudável. O lucro só existe de fato depois que é apropriado e vai para a conta! Em uma correção (ou queda) da bolsa sempre existe a possibilidade de diminuirmos os custos de aquisição com a recompra de cada papel.
Mas e caso o mercado continue subindo consistentemente? Bem, podemos até perder uma alta (deixando de ganhar alguns centavos), mas sempre estaremos aptos e capitalizados para entrarmos novamente e usufruirmos da próxima "pernada"! Falo isto justamente baseado na seleção dos papéis mencionados: ETER3, CNFB4, NATU3 e SDIA4... estes fecharam mais um dia com valorização! Perderam GGBR, CYRE, ITSA e ELET6.
Estamos ensaiando uma composição para o nosso Clube Monitor Investimentos em Ações, que terá uma gestão compartilhada. Os cotistas poderão apresentar sugestões de ativos, com base em estudos de seus fundamentos e momento gráfico. Na média, a rentabilidade, apesar das quedas seguidas, ainda continua bem acima do que paga o CDI e também usando o benchmark do Ibovespa.
Separando setorialmente, podemos alternar bons ativos que se encontram em situação favorável. Por exemplo: um grupo com GGBR, CNFB, CSNA, USIM; outro voltado para consumo - SDIA, PRGA, NATU; para energia elétrica: ELET, CLSC, LIGT; outro para telefonia - TLPP, VIVO, BRTP; construção - CYRE, RSID, ETER; bancos - BBDC (BRAP), ITAU (ITSA), UBBR, BBAS... apenas para citar alguns... sem falar nas Vales e Petros, sempre presentes, e mais, com suas opções passíveis de estratégias mais avançadas!
E assim vamos indo... ainda que eu esteja com a carteira pessoal zerada, e tenha me beneficiado com a baixa, travando opções, devemos saber separar a especulação na física, da administração do capital coletivo. E a conclusão que eu chego é a seguinte: uma escolha criteriosa dos ativos, independente do momento de entrada (que pode potencializar ainda mais o resultado), é a coisa mais importante a ser observada. Depois disto... é saber a hora de zerar. Muitos compram bem, mas perdem o timming de saída e acabam devolvendo o lucro para o mercado! O que vale é continuarmos sempre evoluindo... e aumentando nosso patrimônio!!!
Abs ^v^

3 comentários:

Seagull disse...

Thanks man...

maybe anytime!

Anônimo disse...

Opa Sea,

Ta ai um artigo que nunca li em lugar algum, falando sobre o timing não para o ponto de entrada em um ativo, mas sim a saída.

Pessoalmente, levo como regra o cumprimento de metas sobre a valorização do ativo então decido por sair, porém, muitas vezes acabo saindo cedo demais e vendo o ativo subir e subir...

Um abraço.

Seagull disse...

Pois é Wan...

às vezes saímos cedo demais, e em outras perdemos a hora de sair com o lucro, e vemos ele voltar para o mercado!

É uma ciência... quase uma arte abstrata!

Em se tratando de bons papéis, eles até que perdem menos nas quedas mais acentuadas. Só que em mercado ruim é difícil achar compra boa! Por isso é bom saber atuar na ponta de venda também!

E não é que a hora de entrar não seja importante - como falei, um bom "start" potencializa os ganhos.

Mas no cenário atual, embora pareça convidativo, talvez o melhor seja esperar mais um pouco para recompor a carteira.

Abs ^v^