Plus500

23.2.07

Deu no Financial Times...

O respeitado jornal britânico publicou em sua edição de ontem uma reportagem onde questiona a efetividade do PAC. Segundo eles, o Plano "traz à tona dúvidas sobre o compromisso do governo com controle fiscal e reformas estruturais, ao priorizar crescimento com base em investimentos públicos".

Na conclusão, os analistas afirmam que "há um temor de que o presidente não compreenda a oportunidade gerada pelas condições globais a uma reforma de Estado, o que condenaria o país a muitos outros anos de mediocridade"!

Bem... não sei se demoraram para perceber isto. Mas há um mês atrás, logo após o anúncio das linhas gerais do PAC, eu escrevi aqui e ficou registrado:

E o que ficou faltando...

Não dá para dizer que o PAC é o mesmo que nada. Afinal são 500 bi de investimentos até 2010. Porém, faltou explicar melhor de onde virá este dinheiro, já que apenas uma pequena parte vem do orçamento, outra das estatais (?), de 10% do Fundo de Garantia do Trabalhador, e também uma parcela da iniciativa privada! Será que combinaram com todo mundo?
Mas que plano de crescimento de um país pode vingar sem ao menos mencionarem investimentos maciços em EDUCAÇÃO?
Tudo bem que nossa infra estrutura ainda parece ser da era paleolítica... mas para um governo que gastou 4 anos focado em melhorias sociais (fundamentadas no demagógico Bolsa-Família), e continua com seus serviços básicos abaixo da crítica, sem saúde, transporte, segurança...
E os cortes nos gastos? Apenas desonerar pode ser pouco, se a carga tributária cotinuar acharcante, a folha de pagamento da máquina e as despesas previdenciárias não forem revistas, vão deixar na mão da equipe econômica a obrigação de cortar os juros que pagam uma dívida pública do tamanho de quase da metade do PIB! Sem falar na dependência do Congresso para aprovar estes projetos e medidas necessárias para tocar adiante as propostas...
E muita intenção para pouco efeito imediato... um plano, que mais se parece com estratégia de marketing, terá sua eficácia posta à prova nos próximos meses. Só nos resta torcer para que o mercado veja tudo isto com melhores olhos que os meus... Boa Sorte para o Brasil!!! ^v^ (postado em 23/01/07)
Thats it!!!

3 comentários:

Seagull disse...

E ainda tem o índice de 9,3% de desempregados em janeiro, com o rendimento médio dos felizardos que ainda conseguem continuar trabalhando elevado para R$ 1.066...

Em um país amarrado pela burocracia, com o custo dos empregados quase dobrando o valor do salário pago pelas empresas, será que contabilzaram também os postos informais nesta amostragem? Estes não param de crescer...

Roca disse...

Fala! Sea
Parece que os gringos não estão nem ai para isso
O capital estrangeiro só entra.
Será que vai haver liquidez quando o pessoal resolver sair fora...

Seagull disse...

Não sei se não estão muito preocupados com isso não...

Pelo menos os chineses que vêm construir a CSA - Companhia Siderurgica do Atlântico - querem usar mão-de-obra própria, o que inclusive causou uma reação imediata do CREA. O preço da nossa força de trabalho até que não é alto, mas os custos adicionais fazem dobrar o valor do salário pago pelas empresas.

Ainda não vejo este PAC como algo concreto, e sim como um amontoado de intenções, que não dependem exclusivamente do governo.
Não há sobra no orçamento para implementar os projetos e muita coisa vai ser difícil de tirar do papel. Mas vamos continuar torcendo (sem nos iludirmos!)

E o dinheiro está entrando por outras portas: IPOs e títulos do Tesouro (não esqueça que eles têm isenção de impostos para receber nossos juros). Mas a quantidade de contratos futuros comprados por eles podem estar começando a diminuir...

Abs, Roca

^v^