Plus500

17.2.07

Entre a Cruz e o...

Lula aceitou pagar mais pelo gás boliviano. Na verdade, o acerto, por enquanto, refere-se apenas a 5% do total que é negociado com o país andino. Caridade? Jogada de mestre? Auto-preservação? Mas quem vai pagar a conta é a Petrobras - ou o consumidor? E assim, a empresa estatal perde valor de mercado, deixando de ser a maior da AL. Foram 11 Bi a menos, o equivalente a uma Telemar!
Agora o Brasil vai receber uma visita do Bush. Com o objetivo de negociar acordos, ao fim de seu mandato, na área de energia, combustíveis e estimular relações bilaterais na busca por uma agenda positiva que melhore a imagem do governo republicano, com sérias dificuldades para eleger seu sucessor.

No momento em que damos apoio ao Morales, o Chavez continua fazendo das suas para compensar a queda no preço do seu óleo, o retorno da inflação na Venezuela, e um distanciamento político do mundo globalizado e democrático. Na escolha dos nossos parceiros comerciais, o mercado consumidor americano não pode ficar de fora, mas a soberania nacional deve estar sempre em primeiro lugar. Independência ou Sorte! Vamos precisar de muita!

2 comentários:

Zarautz disse...

Como a letra daquela marchinha:

"Não me levem a mal porque hoje é Carnaval"

E dizem que o Brasil só começa a funcionar depois da festa. Já está mesmo chegando a hora de trabalhar.

Saudações

Marcelo disse...

Mas não podemos esquecer que essa história toda começou em 2003 com um calote.

E, nessa época, o caloteiro não era o Morales, mas a Petrobras...

Existia um acordo que dizia que a empresa pagaria por x metros cúbicos de gás por ano, mesmo que não os utilizasse. Só foi pago o volume utilizado.

A resistência contra a Petro cresceu.

Deu nisso.

Mas o primeiro calote é nosso.