Plus500

28.2.07

China - help

Bom dia Sea e colegas!

Gostaria de entender realmente o que está acontecendo na China para a tamanha queda de 8%.

Procuro nos sites mas não dizem exatamente o que houve... vi em foruns apenas sobre rumores que o governo está preocupado com o alto crescimento do país e poderia tomar medidas para conte-lo.

Se possivel, se tiverem uma noticia mesmo explicando os fatos ficaria grato.


Abs

4 comentários:

Marcelo disse...

Musta, acho que não há muitas explicações porque ninguém sabe de fato o que aconteceu nem o que pode acontecer.

Tudo começou com medidas tomadas pelo governo para um maior controle no mercado de capitais - uma medida até saudável, uma vez que havia suspeitas de inúmeras irregularidades, como corretoras vendendo papéis inexistentes para seus clientes.

Tal medida, no entanto, gerou boatos de maior taxação dos lucros, e então mais boatos de que o governo desaceleraria o crescimento do país.

O grande problema, na minha opinião, é que no mercado não se tem informações verdadeiramente consistentes de como funcionam os mecanismos de comando da economia chinesa. Por um lado, não existe a transparência que um FED ou um BC europeu tem, por exemplo. Por outro, é uma economia extremamente controlada pelo Estado. Junte os dois elementos e estão postos os ingredientes para muita boataria e especulação...

Outro ponto que é importante ressaltar é que a Bolsa não tem na economia chinesa a importância que tem na americana, por exemplo. Muitos setores não estão bem representados e o maior peso é mesmo o setor financeiro. Portanto uma desacelaração da bolsa não significaria necassariamente uma desaceleração da economia. A classe média talvez sofresse bastante com uma queda dos papéis, já que tem entrado com força no mercado acionário - um dos fatores que gerou as medidas anti-fraude de ontem - mas mesmo isso não seria um problema tão grande, uma vez que o mercado consumidor de produtos chineses no resto do mundo ainda é imenso.

ps: essa é uma análise pessoal, baseada em tudo que li por aí. Se estiver falando bobagem, releve.

Marcelo disse...

Trazendo agora a análise para o lado de cá:

Para mim foi surpreendente a força de queda demostrada tanto aqui quanto nos EUA e na Europa. Se com boatos assistimos essa sangria toda, o que teria acontecido se houvesse um evento de verdade?

Os nervos estão à flor da pele. Todo mundo é bull - pelo menos era, até ontem - porque a tendência é de alta. No entanto, ficou claro que muita gente já está com o dedo no gatilho para sair fora ao menor sinal de incerteza.

Ontem um entrevistado da CNN falou até mesmo em risco de crash ainda este ano. Ele não usou a palavra, um verdadeiro tabu, mas para mim sua declaração foi impressionante.

Os analistas de mercado trabalham para bancos e corretoras que ganham com o jogo, mas ganham também com a captação de clientes e recursos. Se um analista do Banco X começa a falar nos jornais que a bolsa vai cair, o banco deixa de captar clientes - o próprio Greenspan fala que nunca deu ouvido aos analistas de Wall Street, pois por este motivo, o mundo é sempre cor de rosa para eles...

Marcelo disse...

Quem estava acompanhando a cotação do Dow em tempo real, percebeu que em dois ou três minutos o índice perdeu cerca de 250 pontos.

Foi no meio da tarde, de repente o pânico se instalou. Ali poderíamos ter tido um mini-crash...

Musta disse...

Legal pop, obrigado mesmo por me dar uma luz...

porq entrou no uol na reuters e os caras so falam q caiu e q caiu mas nao falam os fatos...

ai fica dificil...

valeu mesmo