Plus500

13.2.07

OIL

Opep indica que não aumentará produção e petróleo cai
12 Feb 2007 16:44

(Texto atualizado com ajuste de preços e detalhes)

NOVA YORK, 12 de fevereiro (Reuters) - Os preços futuros do petróleo caíram 3,5 por cento para menos de 58 dólares por barril nesta segunda-feira, após membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) indicarem que o grupo provavelmente manterá a produção inalterada numa reunião em março. A diminuição das preocupações com os estoques de inverno nos EUA também pressionaram as cotações para baixo.

O contrato março de petróleo bruto negociado nos Estados Unidos fechou a 57,81 dólares por barril, uma queda de 2,08 dólares, após ser negociado a 57,38 dólares no começo da sessão. O contrato março do petróleo tipo Brent negociado em Londres caiu 2,41 dólares, cotado a 56,60 dólares.

As quedas vieram após o ministro do Petróleo da Árabia Saudita, Ali Al-Naimi, afirmar que o cartel provavelmente manterá seus níveis de produção inalterados em sua próxima reunião, no dia 15 de março.

"Se você está perguntando para nós (Opep) se vamos realizar cortes adicionais ou aumentar a produção, eu não sei", disse Naimi em uma entrevista ao Wall Street Journal.

"Porém, mais provavelmente, se a tendência for como parece ser hoje ... pode não haver motivo para mudar", disse ele.

Os comentários foram consistentes com outras avaliações que Naimi fez dia 16 de janeiro, quando o barril era negociado próximo aos 51 dólares. O ministro de petróleo do Qatar apoiou seus comentários.

"Concordo 100 por cento", disse ele a repórteres."Estou confiante que a Opep não mudará (sua produção) ... Abaixo de 50 dólares não é bom para os produtores e acima de 60 dólares não é bom para os consumudores", concluiu.

Nenhum comentário: