Plus500

4.2.07

POP ou PIP

Programa de Investimento com Participação - não deveria ser PIP???
A sigla POP, além do atual nick adotado pelo nosso amigo iggy, poderia ter sido melhor aplicada caso o significado fosse "Plano de Operação Protegida"!!! Faria mais sentido, e estaria mais adequada à proposta deste novo produto lançado pela Bovespa.
Mas fez muito bem a CVM em suspender o lançamento, pedindo maiores esclarecimentos adicionais sobre como vai funcionar esta modalidade de investimento. Afinal, quem vai garantir a liquidez? Opções de venda quase não são negociadas, e vencimentos distantes não fazem parte das estratégias dos players tupiniquins... se mal conseguimos operar na série seguinte à do mês, como estabelecer mercado para daqui a um ano?
A idéia de oferecer uma operação "casada" com papel e opções ("Calls" e "Puts") é muito boa em tese... mas precisam combinar com os participantes do mercado. Como isto será negociado? Porque para cada comprador de um POP deve, obrigatoriamente, haver um vendedor...
Acho que talvez o mico (que dedica mais tempo a estes estudos e novidades da bolsa) possa um dia nos esclarecer... por enquanto, nem PIP nem POP. Muitas dúvidas, perguntas não respondidas, e apenas uma certeza: PQP, essa coisa vai demorar para pegar!!!

Um comentário:

mico disse...

Caro Seagull,

Um pacote POP contém:

+ 1.000 PETR4
+ 1.000 PETRT45 E (opção de VENDA estilo E-europeu, só pode ser exercida no vencto.
- 200 PETRH45 E (opção de COMPRA, idem, idem)

Esse é o POP codigo PETR80, que no caso de baixa garante o preço-mínimo de 45,oo e no caso de alta obriga o comprador abrir mão de 20% do lucro, apurado pela diferença entre o preço da ação no dia do vencimento e o valor do strike da opção de venda, no caso 45,oo, preço-limite da garantia.

As quantidades serão sempre multiplos ou sub-multiplos da proporção acima.

É chegado o momento de os matemáticos experts nas gregas e no modelo B&S utilizarem-no para calcular os preços teóricos dessas duas opções do pacote POP, para se ter um parâmetro de avaliação.

Ou será que a planilha do B&S só serve pra gente calcular quanto perdeu e qual a VI que deveria ter sido uasada pra ganhar?

Um abração.