Plus500

20.8.07

Fusões e Aquisições

SDE e SEAE aprovam compra da Sidenor e da Aços Villares
Valor Econômico

A aquisição da Sidenor e da Aços Villares pela Gerdau recebeu parecer favorável das Secretarias de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Fazenda e de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça.

O negócio levou à concentrações entre a Gerdau e a Aços Villares no mercado de aços longos especiais, principalmente quanto a produtos utilizados como insumos pela indústria de autopeças e automobilística, como barras laminadas ao carbono, barras ligadas, e fios-máquina de carbono e ligados. Segundo o parecer, a aquisição da Sidenor levou a uma concentração de 89% no dois primeiros mercados (barras laminadas), de 30% para fios-máquina de carbono e de 60% para fios-máquina ligados.

Por outro lado, as secretarias consideraram que houve uma expansão da capacidade instalada das empresas concorrentes. Elas citaram os investimentos da Acindar, do grupo Arcelor-Mittal, neste mercado e o ingresso da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) no segmento de aços longos.

No parecer, há um cálculo de que as empresas terão eficiências de R$ 119,3 milhões com a fusão. As secretarias ressaltaram que as eficiências "influenciam os custos variáveis e representam ganhos de escala e otimização do funcionamento das plantas" das empresas.

A SDE e a Seae fizeram um parecer conjunto como forma de evitar a duplicidade de instruções e reduzir o tempo de análise. Ambas recomendaram a aprovação sem a imposição de qualquer restrição às empresas envolvidas. Os pareceres serão enviados ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para julgamento final.

Um comentário:

Pimon disse...

Ainda bem, chega de estrangeiros no mercado.