Plus500

28.8.07

A Hora de Fazer

Quando não há nada a fazer, não faça nada;
a dica é dos mestres George Soros e Warren Buffett


Não raro, muitas pessoas, depois que tomam coragem e conhecem a bolsa, acabam trocando seus receios por uma paixão, às vezes, incontrolável. Encantadas pela possibilidade de ganhar dinheiro, acabam "viciadas" no mercado e, até mesmo, sentem-se mal quando não estão operando.

Há também aqueles investidores impacientes, afoitos pelo lucro e que, por isso, acham que ficar de fora do mercado é sinônimo de perda de dinheiro. Mas, certamente, este está longe de ser caso de mestres em investimentos, ao menos segundo Mark Tier, no livro Investimentos: os segredos de George Soros e Warren Buffett.

A exemplo de Jó
Basicamente, infinita paciência é o ponto-chave. (Em momentos como o atual, muitos investidores podem enfrentar situações complicadas apenas por conta da ansiedade). Segundo Tier, quando o mestre em investimentos não consegue encontrar uma oportunidade que esteja de acordo com seus critérios, não se sente constrangido por esperar o tempo que for preciso.

Buffett e Soros sabem que, levando seus critérios de investimento em consideração, haverá períodos, muitas vezes bem longos, em que não encontrarão nada para investir e, nestes casos, ambos têm paciência para esperar indefinidamente.

Pare e pense
Segundo Tier, Soros pondera que ninguém ganha nada apenas porque é ativo, que os ganhos chegam apenas com os acertos. Além disso, contrariando o espírito de quem amarga culpas por cada dia em que não opera, Soros não vê, de maneira alguma, os períodos de inatividade como frustrantes.

Na verdade, para Soros, é exatamente o contrário. Estes momentos são essenciais. Tempo sobrando nas mãos é necessário porque todo investidor precisa parar e pensar, formular uma tese antes de tomar uma posição, o que requer tempo.

Em linha com tal estratégia, Buffett também não se importa se tiver que esperar o tempo que for pela melhor oportunidade. Em suas palavras: "o que quero é uma boa idéia a cada ano, mas, se você realmente me pressionar, acabarei concordando com uma boa idéia a cada dois anos".

Só faça o que deve ser feito
Tanto que suas estratégias não impõem nenhum "imperativo institucional que os force a agir quando o sistema de investimentos deles diz que não há nada inteligente a fazer".

De fato, de acordo com Tier, eles não fazem o jogo de "manter posição", isto é, comprar ações que perdem menos do que as demais quando o mercado está em queda, quando o que faz mais sentido é, simplesmente, não operar.

Jimmy Rogers, antigo sócio de Soros, resume bem ao dizer que uma das melhores regras que alguém pode adotar quando o assunto é investimentos é não fazer absolutamente nada, a não ser que realmente haja algo a ser feito!

P.S. Mas, atenção. O mestre em investimentos é como um garimpeiro que sabe o que procura, tem idéia de onde encontrar, dispõe das ferramentas certas e segue procurando até "descobrir o ouro". Neste sentido, o mestre nunca espera. O tempo entre os acertos é preenchido pela procura diária por boas oportunidades. É um processo contínuo, que não acaba nunca.

Texto de Fernanda Senra, InfoMoney

Nenhum comentário: